Entrada > Inovação > APOIO ÀS EMPRESAS

Dia Aberto ao Conhecimento - A Inovação ao Alcance das Empresas | JoãoPacheco©

Apoio às Empresas

O P.PORTO, no quadro da sua Terceira Missão, procura promover, dinamizar e apoiar o estabelecimento de relações, projetos e parcerias com o mundo exterior, em particular com o tecido empresarial que opera nos contextos regional, nacional e internacional. Esta atividade, traduzida no desenvolvimento de projetos de investigação aplicada, no apoio à transferência de conhecimento e na criação de valor para as empresas através de serviços de I&D+i, reveste-se de importância estratégica para a Instituição.

Neste quadro, o P.PORTO presta serviços de apoio à definição, promoção e dinamização de políticas de inovação, nas áreas da economia do conhecimento e do empreendedorismo, assumindo-se claramente como um parceiro para a transformação e para o reforço da competitividade. O P.PORTO exerce ainda atividades relevantes em vários domínios. A saber: desenvolvimento, por medida, de projetos I&D+i para empresas ou consórcios; identificação e avaliação de produtos e serviços resultantes de processos de I&D com potencial de inovação e/ou comercialização e respetiva identificação de parceiros adequados para o efeito; condução de projetos conjuntos com entidades externas, designadamente com as empresas; gestão de parcerias no domínio da inovação e apoiar a criação de startups e spin-offs; gestão de parcerias nacionais e internacionais no domínio da inovação e da transferência de conhecimento; apoio a empresas na gestão da Propriedade Industrial; pesquisa, identificação e divulgação de apoios (comunitários ou outros) passíveis de serem aplicados a projetos de desenvolvimento com as empresas no domínio da inovação, da transferência de conhecimento e da I&D.

Um exemplo internacional desta interação é a Rede de Conhecimento IBEI, Internacionalização com o Brasil de Empresas e Incubadoras, um projeto liderado pelo P.PORTO em consórcio com a Rede de Parques de Ciência e Tecnologia da Região do Porto e Norte de Portugal (Portus Park), a União de Associações Empresariais da Região Norte (UERN), o Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC) e o Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE).

A ligação do P.PORTO às empresas também se realiza através dos estudantes que, ao abrigo de estágios ou participando em projetos de I&D, são convocados pelos nossos parceiros para imprimir o cunho inovador que trazem da sua formação no P.PORTO. Esta realidade, que se traduz em empregabilidade efetiva, é incentivada de forma interna de forma a agilizar o recrutamento
.