Entrada > Ensino > CURSOS > pós-graduações > ISEP > Pós-Graduação em Engenharia Informática Aplicada à Saúde

Pós-Graduação em Engenharia Informática Aplicada à Saúde

Pós-graduação: 20 semanas |20 ECTS

Hoje em dia pode considerar-se que a “informática da saúde” reúne o conjunto de saberes, provenientes das áreas científicas da informática, que pode ser aplicado aos problemas da saúde. A “informática da saúde” actual é uma área multidisciplinar que engloba diversas áreas científicas ligadas à saúde (como a medicina e a genética, entre outras), à informática e à engenharia.

 

O curso de pós-Graduação em Engenharia Informática Aplicada à Saúde conta com a colaboração de profissionais da Escola Superior de Tecnologias da saúde, do Hospital de S. João e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Pretende especializar profissionais na utilização de conhecimentos avançados de engenharia informática aplicados à área da saúde, habilitando-os a contribuir para o desenvolvimento de soluções na área da saúde, nomeadamente no desenvolvimento de software, no projeto, na implementação, no desenvolvimento de sistemas informáticos, na recolha, tratamento, análise e exploração de dados.

 

Diurno
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Bioinformática 1º Semestre
Imagem Médica 1º Semestre
Projecto 1º Semestre
Prospeção e Exploração de Dados em Saúde 1º Semestre
Segurança, Ética e Legislação 1º Semestre
Sistemas de Informação em Saúde e Registos Clínicos Electrónicos 1º Semestre
  • Hospitais, clínicas, indústrias farmacêuticas e de equipamentos biomédicos, instituições governamentais ligadas à saúde, organizações de I&D ligadas à saúde, sistemas seguradores de saúde, faculdades de medicina e afins que estejam receptivos a este novo tipo de profissional: o engenheiro informático da saúde.   Os campos de trabalho do especialista em engenharia informática da saúde são numerosos e diversificados, como por exemplo: o desenvolvimento de soluções informáticas para aplicações ligadas à saúde
  • a consultoria, implementação e desenvolvimento de sistemas informáticos em ambiente clínico, laboratorial ou organizacional
  • a investigação e o ensino em informática médica, genética, biotecnologia, entre outras.

Destinatários   Os candidatos deverão ser detentores de um Diploma de mestrado, licenciatura ou bacharelato em engenharia informática.   O júri poderá propor ao Conselho Técnico-científico do ISEP a admissão de candidatos titulares de outro cursos de mestrado, licenciatura ou bacharelato desde que o respetivo currículo demonstre uma preparação científica e ou profissional adequada ao curso.   PROPINAS   Geral: 1.200,00€ Estudantes inscritos na rede Alumni ISEP: 1.080,00€     PRAZOS   Ver edital .