Entrada > Ensino > CURSOS > pós-graduações > ISEP > Pós-Graduação em Reabilitação Urbana

Pós-Graduação em Reabilitação Urbana

Pós-graduação: 170 horas / 20 semanas letivas ( 18 unidades ECTS )

Cidades com história, como o Porto, sentem uma crescente necessidade de recuperar e reabilitar o seu núcleo habitacional, seja para manter ou captar população, seja até pela crescente procura turística. Contudo, a reabilitação urbana deve ser pensada de forma correta, integrando perspetivas das mais adequadas práticas construtivas e das novas exigências funcionais e regulamentares para apoiar a humanização dos espaços urbanos e sustentabilidade dos projetos.

 

Este curso de pós-graduação do ISEP surge para responder a este desafio. Planeada e lecionada em parceria com a Porto Vivo - SRU, apresenta-se como uma formação avançada e inovadora no domínio do setor estratégico da reabilitação urbana.

O corpo docente integra docentes do Departamento de Engenharia Civil do ISEP e membros da Porto Vivo - SRU, contando ainda com a colaboração de empresas e especialistas no domínio da reabilitação. Horário pós-laboral Quinta-feira e sexta-feira, 18:10-22:30, e sábado, 9:30-12:30 Parceria ISEP + Porto Vivo ? Sociedade de Reabilitação Urbana Apoio Institucional ? Ordem dos Engenheiros , Ordem dos Engenheiros Técnicos , Ordem dos Arquitetos ? Direção-Geral do Património Cultural ? Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana ? Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas ? Vida Imobiliária

 

Pós-Laboral
Número: 03
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: EXTRATO Nº2 DA ATA Nº3/2015
Data:
04/03/2015
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Enquadramento de Mercado na Reabilitação Urbana 2º Semestre
História da Cidade e da Edificação Urbana 2º Semestre
Inspecção, Diagnóstico e Reforço de Estruturas 2º Semestre
Licenciamento e Regime Jurídico da Reabilitação Urbana 2º Semestre
Políticas e Abordagens de Reabilitação 2º Semestre
Reabilitação Higrotérmica e Acústica de Edifícios 2º Semestre
Seminários e Visitas a Obra 2º Semestre
Sustentabilidade e Reabilitação 2º Semestre
Tecnologias de Reabilitação 2º Semestre

Destinatários   Este curso destina-se a profissionais em engenharia civil, arquitetura ou áreas afins, que preferencialmente exerçam atividade na área da Reabilitação Urbana, interessados numa especialização profissionalizante ou reconversão profissional.   Os candidatos deverão ser titulares de um Diploma de mestrado, licenciatura ou bacharelato nas áreas científicas de Arquitetura, de Engenharia Civil ou áreas afins.   O júri poderá propor ao Conselho Técnico-científico do ISEP a admissão de candidatos titulares de outros cursos de mestrado, licenciatura ou bacharelato desde que o respetivo currículo demonstre uma preparação científica e ou profissional adequada ao curso.     Propinas   A definir brevemente.     Prazos    A definir brevemente.