Entrada > Ensino > CURSOS > pós-graduações > ESS > Pós Graduação em Práticas Avançadas em Comunicação e Linguagem (Pós-Laboral)

Pós Graduação em Práticas Avançadas em Comunicação e Linguagem (Pós-Laboral)

A graduação profissional em Terapia da Fala é obtida por uma formação que responde a um determinado perfil de largo espectro (licenciatura), pelo que surge muitas vezes a necessidade de aprofundar determinados conteúdos e/ou em se especializar em certas áreas de conhecimento e prática.

A presente Pós-graduação é constituída por 5 unidades curriculares sequencialmente distribuídas por 20 semanas consecutivas e pretende colmatar necessidades sentidas pelos profissionais no terreno nas áreas de Comunicação e Linguagem, e ao mesmo tempo aprofundar a formação de 1º ciclo em Terapia da Fala.

As áreas de Comunicação e Linguagem foram selecionadas por se enquadrarem numa das linhas de investigação em desenvolvimento pela área técnico-científica de Terapia da Fala da ESS-IPP, bem como pela participação em projetos nacionais e internacionais em implementação. Pretende-se ainda contribuir para difundir informação atualmente em desenvolvimento sobre a aquisição da Linguagem em falantes da língua Portuguesa.

Prevê-se a interação entre docentes internos e externos de instituições de referência na formação de Terapia da Fala e que têm contribuído para o desenvolvimento das áreas em questão.

Objetivos gerais:

- Desenvolver competências na análise do discurso oral e/ou escrito como meio de diagnóstico;

- Explorar e analisar os diferentes sinais de alerta na Comunicação e na Linguagem em diferentes faixas etárias;

- Desenvolver competências avançadas ligadas a práticas centradas na pessoa e na família.

Para mais informações acerca da Pós-graduação consulte o separador +INFO

 

Pós-Laboral
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Práticas Centradas na Pessoa 1º Semestre 6.00
Práticas Centradas na Família 1º Semestre 6.00
Análise Integrada da Comunicação 1º Semestre 6.00
Perturbações Específicas de Linguagem 1º Semestre 6.00
Análise Integrada da Linguagem 1º Semestre 6.00
Não aplicável

Podem candidatar-se ao acesso aos ciclos de estudos:

a) Titulares de um grau académico superior nacional ou estrangeiro na área de terapia da fala (ou equivalente no seu país), conferido na sequência de 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha (por um Estado aderente a este Processo);

b) Titulares de um grau académico superior nacional ou estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em terapia da fala pelo Conselho Técnico-Científico da ESS;

c) Detentores de um currículo científico e profissional na área da terapia da fala, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho Técnico-Científico da ESS.

d)Experiência profissional comprovada na respetiva área de formação de pelo menos 2 anos (necessário para o Curso de Especialização Pós-Graduado em Análise e Supervisão em Práticas Profissionais).