Entrada > Ensino > CURSOS > pós-graduações > ESMAD > Especialização Pós-graduada em Ilustração e Animação

Especialização Pós-graduada em Ilustração e Animação

A pós-graduação em Ilustração e Animação (PGIA), consiste numa formação académica, inovadora e experimental, de carácter multidisciplinar, com foco na Ilustração em contextos multimédia (Websites, Apps, marketing digital), projetos de design (cartaz, identidade de evento, campanhas publicitárias) e mercado editorial contemporâneo (imprensa, literatura infantojuvenil, auto publicação, livro de autor). Sendo um curso proposto pelo departamento de Design, a sua orientação convoca a participação do Departamento Multimédia para a colaboração no estabelecimento de um ambiente criativo de esferas múltiplas, possibilitando o contacto com autores de relevo nacional e internacional (autores em festivais de animação, eventos artísticos, ateliers de design e uma forte componente editorial). A criação conceptual de ilustrações e de projetos de animação (Motion) contextualizados em briefings de Design com enfoque nos vetores da edição de livros, do suporte imagético à imprensa escrita, das interfaces digitais, da publicidade e da narrativa autoral, colocam os alunos em contacto com este mercado emergente, ao mesmo tempo que permitem a exploração de novas vias artísticas relevantes no panorama contemporâneo.

Ao longo de dois semestres os estudantes irão adquirir competências que lhes permitem uma reflexão, contextualização e abordagem aos processos criativos envolvidos na construção de projetos que contribuem para uma abordagem confiada aos domínios conceptuais e técnicos envolvidos no campo da ilustração e da animação, fomentando as práticas autorais, artísticas e investigativas.

Este ciclo de estudos propõe ainda a equivalência de unidades curriculares nos Mestrados em Design e Sistemas e Media Interativos da ESMAD, de modo a permitir o prosseguimento dos estudos nestes dois cursos do 2º ciclo.

A PGIA promove aos estudantes o desenvolvimento de ferramentas de criação (em ilustração e animação) para a concretização de projetos finais através da aquisição de competências ao nível das gramáticas visual, cultural e técnica, que reconheçam as suas potencialidades autorais no mercado profissional e artístico. Será estimulada a problematização, contextualização e resolução de problemas que permitam uma aproximação a plataformas analógicas (impressão) e digitais (ecrã), bem como a exploração dos processos criativos envolvidos na sua conceção ? privilegiando sempre o contacto com o mercado de trabalho ? expandindo assim o panorama e a oferta cultural ligados à produção da ilustração e de elementos de animação. Outro objetivo desta formação especializada é ampliar a discussão da linguagem da ilustração e da animação digital com a transversalidade das disciplinas associadas ao desenvolvimento de narrativas visuais (estáticas e em movimento), quer no âmbito da investigação, quer no plano artístico e profissional (design de comunicação e mercado editorial), sendo por isso eminentemente pratica, transdisciplinar e dirigida à realização de projetos. Numa abordagem ampla e multidisciplinar, este curso proporciona uma prática editorial e multimédia, numa era de oportunidades sem paralelo para designers, artistas visuais e autores de animação competentes.

 

Pós-Laboral
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Cultura e Narrativas Visuais 1º Semestre 5.0
Formas de Desenhar 1º Semestre 5.0
Práticas Editoriais 1º Semestre 5.0
Projeto de Ilustração e Animação Digital I 1º Semestre 15.0
Expressão 2D e 3D 2º Semestre 5.0
Formas de Animar 2º Semestre 5.0
Projeto de Ilustração e Animação Digital II 2º Semestre 15.0
Técnicas de Expressão Digital 2º Semestre 5.0
  • A PGIA, permitirá a aquisição de um conjunto de competências que envolvam a participação ativa no mercado e em espaços desenhados para a partilha de percursos editoriais, académicos e artísticos no universo da ilustração e da animação contemporâneas, nomeadamente: Ilustração Editorial em Suportes Digitais e Analógicos
  • Ilustração para Infância e Juventude
  • Ilustração para Jogos de Vídeo
  • Ilustração Didática
  • Ilustração para a Imprensa
  • Ilustração de autor
  • Animação Digital 2D
  • Modelação 3D
  • Character Designer
  • Animação Infográfica
  • Storyboard Artist
  • Tratamento de Imagem Digital
  • Auto-edição
  • Auto-edição em Multiplataformas
  • Ilustrador Freelancer.

Titulares do grau de licenciado; Titulares de licenciatura obtida em instituição estrangeira aderente ao processo de Bolonha; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da ESMAD como equivalente ao grau de licenciado; Detentores de um currículo científico ou profissional que seja considerado relevante pelo Conselho Científico da ESMAD.