Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ISEP > Mestrado em Engenharia Química - Tecnologias de Proteção Ambiental

Mestrado em Engenharia Química - Tecnologias de Proteção Ambiental

Mestrado: 2 anos ( 120 unidades ECTS )

A engenharia química está a liderar avanços nas áreas do ambiente, energia e qualidade. A sua capacidade para trabalhar reações químicas e sistemas moleculares complexos permite-nos desenvolver novos materiais, produtos e processos, que aumentam a qualidade de vida e a competitividade industrial. O plano de estudos centra-se no desenvolvimento de conhecimentos avançados ao nível da otimização e integração de processos, reatores químicos, termodinâmica aplicada, processos biológicos e fenómenos de transporte. Ao longo de quatro semestres, os mestrandos interagem com grupos e projetos de investigação e abordam estudos de caso reais, para desenvolverem capacidades multidimensionais de análise, planeamento e implementação de novas tecnológicas na resolução de problemas. Em linha com a orientação prática do curso, 70% dos mestrandos têm realizado o projeto final junto de empresas e grupos de investigação. Nos últimos anos, foram desenvolvidas soluções de integração energética para o setor petroquímico, tecnologias de remediação de solos contaminados por poluentes emergentes, produção de biodiesel e desenvolvimento de novos materiais para o setor dos polímeros e cerâmica, entre outros exemplos.

 

Grau conferido

Mestre em Engenharia Química (A conclusão com aproveitamento da componente curricular confere direito a certificado de pós-graduação.)

 

 

Parcerias

Nos últimos anos, finalistas do mestrado em Engenharia Química desenvolveram o projeto final de curso em empresas como a Galp , RAR , Simoldes , Unicer , em grupos de investigação como o CIETI , GRAQ e Biomark e ao abrigo de parcerias Erasmus na University of Southern Denmark , Universidad da Coruña , Avans Hogeschool e Politecnico di Torino , entre outras.

 

Diurno
Acreditado por: 1/21/2026 em
21/01/2020

Consultar relatórios em www.a3es.pt

Número: 6362
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 5757/2016
Data:
28/04/2016
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Biologia e Processos Biológicos 1º Semestre 4.0
Fenómenos de Transporte 1º Semestre 6.0
Produção de Energia e Tratamento de Emissões Gasosas 1º Semestre 6.0
Química e Caracterização Ambiental 1º Semestre 5.0
Tecnologias de Separação 1º Semestre 5.0
Termodinâmica Aplicada 1º Semestre 4.0
Controlo do Processo e Automação 2º Semestre 4.0
Integração e Otimização de Processos 2º Semestre 5.0
Laboratório de Tecnologia Ambiental I 2º Semestre 4.0
Processos de Tratamento de Águas 2º Semestre 6.0
Reatores Químicos e Biológicos 2º Semestre 5.0
Tratamento de Resíduos Sólidos e Remediação / Descontaminação de Solos 2º Semestre 6.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Gestão Industrial e Sustentabilidade 1º Semestre 4.0
Laboratório de Tecnologias Ambiental II 1º Semestre 4.0
Materiais e Aplicações 1º Semestre 4.0
Projeto e Análise Económica de Projetos 1º Semestre 10.0
Utilidades Industriais 1º Semestre 4.0
Dissertação/Estágio Anual 34.0

As candidaturas aos mestrados realizam-se exclusivamente por meio digital em https://www.isep.ipp.pt/isep/registration , através do preenchimento do formulário de candidatura e anexação dos seguintes documentos: a) Bilhete de identidade, cartão do cidadão, passaporte ou documento equivalente no país de origem b) Certificados de habilitações literárias; c) Currículo profissional e académico do candidato; d) Outros documentos que o candidato entenda relevantes para apreciação da sua candidatura. Podem candidatar-se aos mestrados • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo; • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico‐Científico da escola; • Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico‐Científico da escola.   Métodos de seleção Os candidatos serão selecionados por um júri, tendo em consideração os seguintes aspetos: a) Currículo académico b) Currículo científico c) Currículo profissional   DATAS DE CANDIDATURA AOS MESTRADOS ( EDITAL ) 1.ª Fase - 04 de junho a 10 de julho de 2020 2.ª Fase - 18 de agosto a 4 de setembro de 2020 3.ª Fase - 29 de setembro a 15 de outubro de 2020 (As segunda e terceira fases abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior.)   PROPINAS €950,00/ano (2020/2021). Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial Para mais informações sobre datas e requisitos de candidatura, por favor contacte a nossa Divisão Académica: info-sa@isep.ipp.pt / 228 340 500.