Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ISEP > Mestrado em Engenharia Informática - Sistemas de Informação e Conhecimento

Mestrado em Engenharia Informática - Sistemas de Informação e Conhecimento

O Mestrado em Engenharia Informática tem como objetivo o aprofundamento de conhecimento e competências de Engenharia Informática partindo duma base técnico-científica conferida por uma licenciatura em Engenharia Informática, Ciência de Computadores ou semelhante.

O curso tem como objetivo o treino de profissionais qualificados para a prática de Engenharia Informática com elevada qualidade técnica, científica, ética e humana no amplo contexto de profissões de Engenharia Informática.

O curso fornece ainda uma educação coesa e sólida que permite ao graduado prosseguir a carreira de investigador e doutoramento.

De forma a alinhar o mestrado com as necessidades de Mercado, o curso oferece um plano de estudos flexível e heterogéneo organizado em quatro áreas de especialização:

Sistemas Computacionais

Sistemas de Informação e Conhecimento

Sistemas Gráficos e Multimédia

Engenharia de Software

Objetivos Educacionais

Os graduados do Mestrado em Engenharia Informática:

Demonstrarão competências profissionais de alto nível. Os graduados são engenheiros informáticos altamente, integrando o mercado de trabalho global de forma rápida e previsível, aplicando competências apropriadas aos desafios da sociedade do século XXI, na qual as tecnologias da informação e conhecimento são ubíquas.

Revelarão atitudes humanas, sociais e ambientais reconhecidas. Os graduados demonstrarão competências e ética sociais, prática profissional e ambiental através da promoção de métodos rigorosos, de cultura de trabalho em equipa e de atitudes sociais e ambientais construtivas.

Demonstrarão capacidade de aprendizagem ao longo da vida. Os graduados demonstrarão uma cultura de avaliação contínua e de aprendizagem/melhoria ao longo da vida, aceitando com naturalidade as constantes alterações.

Perseguirão realização profissional. Cumprindo a missão do ISEP, os graduados envolver-se-ão em interações com universidades, empresas e unidades de investigação e desenvolvimento nacionais e estrangeiras, estimulando assim percursos de empreendedorismo, liderança, inovação, investigação e desenvolvimento em contexto nacional ou internacional.

Resultados esperados

a) Aptidão para aplicar conhecimento matemático, científico e de engenharia a problemas de engenharia informática.

b) Aptidão para desenhar e conduzir experiências, bem como analisar e interpretar dados.

c) Aptidão para desenhar sistemas, componentes ou processos que atendam às necessidades dentro de restrições económicas, ambientais, sociais, políticas, éticas, de saúde, de segurança, de produção e de sustentabilidade realistas, e em particular:

Ponderar, sintetizar e avaliar conhecimento e ferramentas existentes relacionadas com o problema e a solução;

Desenhar soluções (e.g. manutenção, reengenharia, desenvolvimento) para o problema, adotando práticas e ferramentas apropriadas de engenharia informática.

d) Aptidão para trabalhar em equipas multidisciplinares.

e) Aptidão para identificar, formular e resolver problemas de engenharia informática, através de:

Analisar e sintetizar o problema e requisitos,

Implementar a solução desenhada,

Verificar, validar e avaliar a solução implementada,

adotando práticas e ferramentas apropriadas de engenharia informática.

f) Compreensão de responsabilidade profissional e ética.

g) Aptidão para comunicar efetivamente, adotando linguagem apropriada de acordo com as partes interessadas, e particularmente usando linguagens, artefactos e práticas de engenharia informática sintática e semanticamente rigorosas.

h) Educação ampla necessária para compreender o impacto das soluções de engenharia num contexto global, económico, ambiental e social.

i) Reconhecimento da necessidade e aptidão para se empenhar na aprendizagem ao longo da vida.

j) Conhecimento de questões contemporâneas.

k) Aptidão para usar técnicas, competências e ferramentas modernas de engenharia necessárias para a prática de engenharia informática.

GRAU CONFERIDO Mestre em Engenharia Informática (A conclusão com aproveitamento da componente curricular confere direito a certificado de pós-graduação.) HORÁRIO Pós-laboral: segunda a sexta-feira, 18:10-23:30.

 

Dados estatísticos

Ano Académico

Indicadores

Contingentes

Total

C1

C2

2012-2013

Vagas

75

-

-

Admissões

75

136

211

Inscritos RC

-

-

239

Inscritos RP

-

-

175

Graduados

-

-

25

2013-2014

Vagas

90

-

-

Admissões

73

81

15

 

Diurno
Número: 9286
Data:
01/01/2001
Unidade Ano Período
Armazenamento e Processamento Analítico de Dados 1 1º Semestre
Organização do Desenvolvimento de Software 1 1º Semestre
Sistemas Baseados em Conhecimento 1 1º Semestre
Gestão de Pessoas e Equipas (opcional) 1 1º Semestre
Otimização de Sistemas (opcional) 1 1º Semestre
Sistemas Móveis (opcional) 1 1º Semestre
Descoberta de Conhecimento 1 2º Semestre
Modelação e Simulação de Processos 1 2º Semestre
Sistemas de Informação Empresariais 1 2º Semestre
Engenharia de Segurança Informática (opcional) 1 2º Semestre
Ontologias e Web Semântica (opcional) 1 2º Semestre
Sistemas Baseados em Agentes (opcional) 1 2º Semestre
Inovação e Empreendedorismo 2 1º Semestre
Sistemas de Apoio à Decisão 2 1º Semestre
Tese / Dissertação / Estágio 2 Anual

  As candidaturas aos mestrados realizam-se exclusivamente por meio digital em  www.isep.ipp.pt/isep/registration , através do preenchimento do formulário de candidatura e anexação dos seguintes documentos: a) Bilhete de identidade, cartão do cidadão, passaporte ou documento equivalente no país de origem b) Certificados de habilitações literárias; c) Currículo profissional e académico do candidato; d) Outros documentos que o candidato entenda relevantes para apreciação da sua candidatura.   PODEM CANDIDATAR-SE AOS MESTRADOS • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo; • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico‐Científico da escola; • Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico‐Científico da escola. Os estudantes que concluíram um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado no Instituto Politécnico do Porto no ano letivo imediatamente anterior têm vaga assegurada no mestrado da área científica da licenciatura ou afim, concorrendo através de contingente próprio, através do portal do ISEP, no período normal de inscrições.   MÉTODOS DE SELEÇÃO Os candidatos serão selecionados por um júri, tendo em consideração os seguintes aspetos: a) Currículo académico b) Currículo científico c) Currículo profissional   DATAS DE CANDIDATURA AOS MESTRADOS ( edital ) 1ª fase: junho 2ª fase: agosto 3ª fase: setembro (A segunda e terceira fase abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior.)   PROPINAS €950/ano Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial. Para mais informações sobre datas e requisitos de candidatura, por favor contacte a nossa Divisão Académica:  info-sa@isep.ipp.pt  

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência e Educação - http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/