Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ISEP > Mestrado em Engenharia de Instrumentação e Metrologia

Mestrado em Engenharia de Instrumentação e Metrologia

A Metrologia, domínio do conhecimento relativo à medição, tem uma natureza transversal a todas as Especialidades da Engenharia e serve um vasto conjunto de atividades económicas, científicas e legais. Está enquadrada pelo Decreto-Lei n.º 71/2012, de 21 de março, como subsistema do Sistema Português da Qualidade (SPQ), garantindo o rigor e a exatidão das medições realizadas, assegurando a sua comparabilidade e rastreabilidade, a nível nacional e internacional, e a realização, manutenção e desenvolvimento dos padrões das unidades de medida.

O Mestrado em Engenharia de Instrumentação e Metrologia, formação única no país, teve o seu plano de estudos recentemente restruturado de acordo com o feedback recolhido junto dos alunos, ex-alunos e entidades empresariais, de forma a adequar o mesmo às necessidades do mercado.

Possui um corpo docente altamente qualificado e envolvido em projetos de investigação na maioria das áreas chave do ciclo de estudos. Funciona em regime modular e em dois dias semanais, à sexta-feira e sábado, facilitando a frequência de formandos de vários pontos do país.

As unidades curriculares de Seminário de Instrumentação e Seminário de Metrologia permitem abordar temas pertinentes e atuais, assim como o contacto com os mais conceituados especialistas e empresas/laboratórios, incluindo visitas às mesmas. O trabalho desenvolvido na UC de Dissertação/Projeto/Estágio pode ser realizado em empresas das mais diversas áreas, hospitais, laboratórios, centros de investigação, existindo protocolos estabelecidos com as mesmas.

 

Diurno
Número: M580
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 9220/2012
Data:
09/07/2012
Unidade Ano Período
Automação e Controlo Industrial 1 1º Semestre
Ferramentas Computacionais para Instrumentação e Metrologia 1 1º Semestre
Instrumentação Aplicada 1 1º Semestre
Robótica Industrial 1 1º Semestre
Gestão de Projetos (opcional) 1 1º Semestre
Gestão Empresarial (opcional) 1 1º Semestre
Técnicas e Ferramentas da Qualidade (opcional) 1 1º Semestre
Caracterização e Metrologia de Materiais 1 2º Semestre
Instrumentação e Metrologia em Nanotecnologia 1 2º Semestre
Metrologia Aplicada 1 2º Semestre
Seminário de Instrumentação 1 2º Semestre
Estatística Experimental e Análise de Dados (opcional) 1 2º Semestre
Fiabilidade e Manutenção (opcional) 1 2º Semestre
Modelos de Apoio à Decisão (opcional) 1 2º Semestre
Metrologia por Imagem 2 1º Semestre
Seminário de Metrologia 2 1º Semestre
Sistemas de Tomografia e RMN 2 1º Semestre
Dissertação / Projeto / Estágio 2 Anual
  • Poderão exercer funções, nas áreas de Instrumentação e Metrologia, em: Laboratórios de Metrologia Acreditados
  • Gestão Avançada de Sistemas de Medição em Organizações
  • Instrumentação e Medição nos domínios da Nanotecnologia e Imagiologia
  • Cálculo avançado de Incertezas
  • Análise e Controlo de Materiais
  • Comercialização de Equipamento.

As candidaturas aos mestrados realizam-se exclusivamente por meio digital em https://www.isep.ipp.pt/isep/registration , através do preenchimento do formulário de candidatura e anexação dos seguintes documentos: a) Bilhete de identidade, cartão do cidadão, passaporte ou documento equivalente no país de origem b) Certificados de habilitações literárias; c) Currículo profissional e académico do candidato; d) Outros documentos que o candidato entenda relevantes para apreciação da sua candidatura. Podem candidatar-se aos mestrados • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo; • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico‐Científico da escola; • Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico‐Científico da escola. Os estudantes que concluíram um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado no Instituto Politécnico do Porto no ano letivo imediatamente anterior têm vaga assegurada no mestrado da área científica da licenciatura ou afim, concorrendo através de contingente próprio, através do portal do ISEP, no período normal de inscrições. Métodos de seleção Os candidatos serão selecionados por um júri, tendo em consideração os seguintes aspetos: a) Currículo académico b) Currículo científico c) Currículo profissional Datas de candidatura aos mestradOs ( edital ) 1ª fase: junho 2ª fase: agosto 3ª fase: setembro (A segunda e terceira fase abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior.) PROPINAS €950/ano Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial. Para mais informações sobre datas e requisitos de candidatura, por favor contacte a nossa Divisão Académica: info-sa@isep.ipp.pt / 228 340 500 228 340 500.

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência e Educação - http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/