Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ISEP > Mestrado em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica

Mestrado em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica

Mestrado: 2 anos ( 120 unidades ECTS )

Cirurgia robótica, intervenções guiadas por imagens, desenvolvimento de biossensores, nanoequipamentos e implantes biomédicos, recolha e processamento de imagens através de ultrassons, modelação computacional e aplicações de monitorização clínica em tempo-real são apenas algumas valências que a inovação tecnológica está hoje a introduzir para apoiar as tarefas diárias dos profissionais de saúde. Com o mestrado em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica, o ISEP especializa profissionais capazes de desenvolver e implementar soluções de engenharia para melhorar a prestação de cuidados de saúde e bem-estar. O curso cruza conhecimentos avançados de informática, eletrotécnica, instrumentação e ciências da saúde para melhorar tecnologias de diagnóstico e terapêutica. Os mestrandos desenvolvem também competências de investigação e inovação na área dos biossensores, segurança, qualidade e gestão da informação clínica. O plano de estudos dá especial atenção às áreas de instrumentação e programação avançadas, informática médica, simulação de sinal biológico e imagem médica. O curso é lecionado em cooperação com a ESTSP.IPP e estimula a aplicação de conhecimentos através de aulas práticas laboratoriais e da elaboração de projetos. Para assegurar uma maior interação com organizações de saúde, são promovidos seminários com peritos do setor e visitas técnicas. Os finalistas podem também aproveitar a rede de parcerias para desenvolverem o projeto final junto de clínicas e hospitais, grupos de investigação ou empresas. Grau conferido

Mestre em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica (A conclusão com aproveitamento da componente curricular confere direito a certificado de pós-graduação.)

 

Horário

Pós-laboral: segunda a sexta-feira, 18:10-23:30. (Possibilidade de funcionar também ao sábado entre as 9:00-13:00.)

 

Parcerias

Nos últimos anos, finalistas do mestrado em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica desenvolveram o projeto final de curso em instituições hospitalares, como o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa , Hospital Pedro Hispano e Instituto CUF , junto da Delegação Norte do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses , em empresas de desenvolvimento de aplicações para a área da saúde, como a Efficientia , Inova+ , Evoleo Tecnologies e em grupos de investigação como o GRAQ , Biomark e CINTESES , entre outros. Parceria com a Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Politécnico do Porto .

 

Diurno
Número: M577
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 16874/2011
Data:
15/12/2011
Unidade Ano Período
Introdução à Biologia Humana 1 1º Semestre
Programação Avançada 1 1º Semestre
Redes e Sistemas Operativos 1 1º Semestre
Sistemas de Medição Fisiológica 1 1º Semestre
Bioestatística (opcional) 1 1º Semestre
Segurança Computacional (opcional) 1 1º Semestre
Sistemas de Computação Móvel (opcional) 1 1º Semestre
Técnicas e Ferramentas da Qualidade na Saúde (opcional) 1 1º Semestre
Física Clínica 1 2º Semestre
Imagem Médica 1 2º Semestre
Instrumentação Avançada 1 2º Semestre
Instrumentação de Medicina Nuclear 1 2º Semestre
Instrumentação de Radioterapia 1 2º Semestre
Inteligência Artificial Aplicada 2 1º Semestre
Simulação de Sinal Biológico 2 1º Semestre
Fiabilidade e Manutenção (opcional) 2 1º Semestre
Informática Médica (opcional) 2 1º Semestre
Robótica (opcional) 2 1º Semestre
Visão por Computador (opcional) 2 1º Semestre
Dissertação/Projecto/Estágio Profissional 2 Anual

  As candidaturas aos mestrados realizam-se exclusivamente por meio digital em https://www.isep.ipp.pt/isep/registration , através do preenchimento do formulário de candidatura e anexação dos seguintes documentos: a) Bilhete de identidade, cartão do cidadão, passaporte ou documento equivalente no país de origem b) Certificados de habilitações literárias; c) Currículo profissional e académico do candidato; d) Outros documentos que o candidato entenda relevantes para apreciação da sua candidatura.   Podem candidatar-se aos mestrados • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo; • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico‐Científico da escola; • Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico‐Científico da escola. Os estudantes que concluíram um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado no Instituto Politécnico do Porto no ano letivo imediatamente anterior têm vaga assegurada no mestrado da área científica da licenciatura ou afim, concorrendo através de contingente próprio, através do portal do ISEP, no período normal de inscrições. Métodos de seleção Os candidatos serão selecionados por um júri, tendo em consideração os seguintes aspetos: a) Currículo académico b) Currículo científico c) Currículo profissional   Datas de candidatura aos mestrados ( edital ) 1ª fase: junho 2ª fase: agosto 3ª fase: setembro (A segunda e terceira fase abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior.)   PROPINAS €950/ano Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial. Para mais informações sobre datas e requisitos de candidatura, por favor contacte a nossa Divisão Académica: info-sa@isep.ipp.pt / 228 340 500.

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência e Educação - http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/