Mestrado de Estudos Interculturais Para Negócios (Pós-Laboral)
O Mestrado em Intercultural Studies for Business é um curso pioneiro no panorama do ensino superior português, tendo por isso obtido a aprovação incondicional por 6 anos da agência de acreditação A3Es. Com um corpo docente altamente especializado, o Mestrado abre novos horizontes de formação, com disciplinas como Língua e Cultura Chinesa (Mandarim) e Árabe para Negócios, Cultura e Desenvolvimento, Relações Económicas Interculturais, Empreendedorismo em Cultura, Tecnologias de Comunicação Intercultural e Cultura de matriz Inglesa, Francesa, Alemã e Espanhola para Negócios. O curso é integralmente leccionado em Inglês, possibilitando uma empregabilidade e mobilidade internacional acrescida. Os alunos podem optar por um duplo diploma com o Mestrado em Languages and Intercultural Management da Université dArtois, França. Oferece protocolos de estágio com a Incubit Business Consulting & Entrepreneurship, Alto Comissariado para as Migrações (o ISCAP-IPP integra a Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural), Associação Nacional de Empresárias, grupo editorial Vida Económica e diversos parceiros europeus. Os diplomados usufruem de protocolos para continuidade dos estudos a nível de doutoramento nas prestigiadas Universidade de Vigo e Santiago de Compostela.
O MA in Intercultural Studies for Business é vocacionado para profissionais de património, ciências da comunicação, sociais e humanas, economia, planeamento, marketing, gestão, comércio internacional, orgãos de poder local e central, relações públicas e internacionais, turismo, editores e livreiros, tradutores e intérpretes, gestores de projectos, mediadores sócio-culturais, funcionários de ONGs, professores, coaches e formadores.
Este Mestrado propõe uma formação focalizada no mundo empresarial, desenvolvendo capacidades práticas, analíticas e críticas para uma comunicação eficaz entre culturas e para a rentabilização de conhecimentos e empreendedorismo no âmbito da cultura. O curso dará a conhecer as potencialidades nacionais e internacionais da cultura e das linguagens de comunicação multimodal para as negociações no mercado global, formando profissionais aptos a introduzir na prática empresarial iniciativas para o entendimento entre culturas, atentas aos novos epicentros dos fluxos económicos. O diplomado estará apto a usar técnicas e conhecimentos interdisciplinares para facilitar projectos de implementação internacional, identificar e solucionar necessidades de diferentes ambientes culturais, melhorar a comunicação entre culturas de negócios e lidar com situações interculturais de forma eficaz, potencializando a integração e o crescimento.
Em sintonia com uma política de criação do próprio emprego, o MA in Intercultural Studies for Business encara o conhecimento da cultura como uma matéria lucrativa e indispensável a qualquer empresa, ferramenta e objecto de negócios e de crescimento económico. O curso está especialmente atento às actuais deslocações dos centros de decisão e de negócios para a China, Magrebe, Médio Oriente, Hispano-América e Commonwealth, entre outros. Para tal, o curso integra os estudos interculturais nas áreas de conhecimento da economia, comunicação, política, história, gestão, artes e multimédia, para criar um perfil profissional com crescente procura no mundo dos negócios, da edição, da comunicação, da gestão e da política, no contexto global.
Contactar a diretora de curso, Professor Clara Sarmento, em:
dir-curso.misb@iscap.ipp.pt e clarasarmento@gmail.com
Facebook: MA in Intercultural Studies for Business
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
Cultura Inglesa Para Negócios I | 1º Semestre | 6.0 |
Cultura Francesa/alemã/espanhola Para Negócios I | 1º Semestre | 5.0 |
Língua e Cultura "chinesa (mandarim)/árabe Para Negócios I | 1º Semestre | 5.0 |
Cultura e Desenvolvimento I | 1º Semestre | 6.0 |
Relações Económicas Interculturais | 1º Semestre | 8.0 |
Cultura e Desenvolvimento II | 2º Semestre | 6.0 |
Cultura Inglesa Para Negócios II | 2º Semestre | 6.0 |
Cultura Francesa/alemã/espanhola Para Negócios II | 2º Semestre | 5.0 |
Empreendedorismo em Cultura | 2º Semestre | 8.0 |
Língua e Cultura "chinesa (mandarim)/árabe Para Negócios II | 2º Semestre | 5.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Tecnologias de Comunicação Intercultural | 1º Semestre | 6.0 |
Língua e Cultura "chinesa (mandarim)/árabe Para Negócios III | 1º Semestre | 6.0 |
Cultura Inglesa Para Negócios III | 1º Semestre | 6.0 |
Metodologias de Investigação | 1º Semestre | 6.0 |
Cultura Francesa/alemã/espanhola Para Negócios III | 1º Semestre | 6.0 |
Dissertação/trabalho de Projecto/estágio Profissional | 2º Semestre | 30.0 |
- Comunicação;
- Planeamento cultural;
- Marketing e publicidade;
- Gestão e comércio internacional;
- Orgãos de poder local e central;
- Relações públicas e internacionais;
- Turismo;
- Gestão turística e hoteleira;
- Edição;
- Tradução;
- Gestão de projectos internacionais;
- Mediação sócio-cultural;
- ONGs;
- Docência e formação.
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente;
b) Titulares de grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
c) Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido como cumprindo os objectivos do grau pelo
Conselho Científico da UO onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de currículo académico, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para
realizar este ciclo de estudos pelo Conselho Científico da UO onde pretendem ser admitidos.
e) Proficiência oral e escrita (nível europeu B2) em inglês.