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Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas (Pós-Laboral)

A formação sistemática e especializada no âmbito da Educação é uma necessidade dos Sistemas Educativos decorrente dos variados papéis e funções que atualmente são exigidos aos educadores e professores. Num contexto em que as organizações educativas são confrontadas com desafios de ordem pedagógica, curricular e profissional, torna-se essencial que os atores em presença possuam o conhecimento e compreensão de instrumentos científicos e metodológicos que lhes permitam captar a complexidade das dinâmicas em presença nos processos organizacionais e pedagógicos, a fim de poderem ser promotores da eficácia e da qualidade do serviço educativo.

No Mestrado em Educação, na especialização em Administração das Organizações Educativas, pretende-se promover a aquisição e compreensão de um corpo de conhecimentos multidisciplinares, nas abordagens das problemáticas em torno da Educação em geral e, em especial, da Administração Educacional; promover a investigação aplicada, tendo em vista práticas profissionais informadas nos diferentes campos da educação; favorecer um processo de aprendizagem contínuo, autónomo e auto-orientado, que potencie a experiência adquirida; consciencializar para um posicionamento crítico e uma atuação ética no desempenho profissional em diversos níveis de autonomia e responsabilidade em situações e contextos diversificados.

 

Pós-Laboral
Acreditado por: 6 anos em
29/07/2013

Consultar relatórios em www.a3es.pt

140 - Formação de professores/formadores e ciências da educação
Número: R/A-Cr135/2013/AL02
Data:
13/10/2016
N.º Despacho/Portaria: Despacho n.º13292/2016 (2ª Série)
Data:
07/11/2016
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Educação, Sociedade e Sistemas Educativos 1º Semestre 6.0
Métodos e Técnicas de Gestão I 1º Semestre 6.0
Administração Escolar 1º Semestre 6.0
Metodologias de Investigação em Educação 1º Semestre 6.0
Sociologia das Organizações 1º Semestre 6.0
Planeamento e Gestão Estratégica 2º Semestre 6.0
Avaliação Institucional 2º Semestre 6.0
Métodos e Técnicas de Gestão II 2º Semestre 6.0
Desenho e Desenvolvimento de Projetos 2º Semestre 6.0
Currículo e Inclusão 2º Semestre 6.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Projeto/dissertação Anual 60.0
  • O Mestrado em Educação, na especialização em Administração das Organizações Educativas, contempla áreas de formação especializada que, nos termos da lei de bases do sistema educativo (LBSE) e da legislação sequente, qualificam para o exercício de cargos, funções ou atividades educativas especializadas, de natureza pedagógica ou administrativa, com aplicação direta no funcionamento do sistema e das organizações educativas.
  • O perfil de formação remete para a aquisição de um conjunto de competências (Despacho Conjunto nº 198/99, de 15 de fevereiro) que permitam:
  • - Liderar processos de inovação e de tomada de decisão envolvendo a comunidade educativa;
  • - Conceber e implementar o planeamento e a gestão estratégica, no âmbito educacional, patrimonial, financeiro, nos recursos humanos, etc.;
  • - Elaborar e coordenar projetos educacionais, financeiros, de apoio educativo e de flexibilização curricular;
  • - Avaliar contextos, programas, processos e produtos educativos, com vista a melhorar a qualidade dos projetos educativos;
  • - Coordenar a organização de planos e programas de formação e de intervenção socioeducativa;
  • - Coordenar ações e programas de investigação;
  • - Supervisionar a execução de programas e processos organizativos;
  • - Assessorar os membros dos órgãos de administração e gestão no desenvolvimento das suas competências.

Podem candidatar-se à admissão ao Curso:

a) Titulares de Licenciatura;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1° ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, pelo Conselho Técnico-Científico;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo júri nomeado pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.