Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ESE > Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Pós-Laboral)

Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Pós-Laboral)

Este curso de Mestrado tem por finalidade formar profissionais com competências para a melhoria do ensino das Ciências da Natureza e da Matemática no Ensino Básico. Neste sentido, contribuirá para o aprofundamento e a atualização da formação científica e pedagógica dos mestrandos. Tratará de temas fundamentais das Ciências da Natureza e da Matemática e do ensino das mesmas no Ensino Básico. Tem como objetivos: i) Promover o aprofundamento dos conhecimentos científicos e didáticos, disciplinares e interdisciplinares, dando uma atenção específica à importância da utilização das tecnologias no ensino das Ciências e da Matemática; ii) Facilitar a mobilização e integração de saberes científicos, tecnológicos e didáticos para conceber, desenvolver e avaliar projetos educativos e curriculares que melhorem o ensino e a aprendizagem das Ciências e da Matemática; e iii) Fomentar a inovação e a investigação aplicada tendo em vista intervenções que integrem eficazmente as tecnologias no ensino das Ciências e da Matemática.

 

Pós-Laboral
Acreditado por: 6 anos em
24/02/2014

Consultar relatórios em www.a3es.pt

142 - Ciências da educação
Número: R/A-Cr10/2014
Data:
11/03/2014
N.º Despacho/Portaria: Despacho n.º 4837/2014
Data:
03/04/2014
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Análise de Saberes em Contextos de Prática 1º Semestre 12.0
Tecnologias no Ensino das Ciências e da Matemática 1º Semestre 9.0
Didática das Ciências da Natureza e da Matemática 1º Semestre 9.0
Anteprojeto 2º Semestre 6.0
Investigação em Didática 2º Semestre 12.0
Temas de Ciências e Matemática Para o Ensino 2º Semestre 12.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Projeto 1º Semestre 30.0
Este Curso de Mestrado Visa o desenvolvimento profissional de docentes para o ensino das Ciências da Natureza e da Matemática.

Podem candidatar-se à admissão ao curso de mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática:

a) Titulares de grau de Licenciatura num dos seguintes domínios: Licenciatura em Educação de Infância; Licenciatura em Educação Básica; Licenciatura em Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico; Licenciatura em Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico; Licenciatura no âmbito da Física, Química, Biologia, Geologia, Ambiente ou afim, ou no âmbito do ensino respetivo.

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo, sem prejuízo das condições estabelecidas na alínea a).

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, sem prejuízo das condições estabelecidas na alínea a).