Entrada > Ensino > CURSOS > licenciaturas > ISEP > Licenciatura em Engenharia Civil

Licenciatura em Engenharia Civil

Licenciatura: 3 anos ( 180 unidades ECTS )

A engenharia civil está presente em todas as construções humanas, procurando garantir um equilíbrio sustentável entre os ambientes edificados e o mundo natural. Indispensável ao desenvolvimento de cidades e grandes obras, como pontes, túneis ou arranha-céus, trabalha também na construção de redes de transporte, abastecimento de água, reabilitação urbana e gestão de empreendimentos. Com a licenciatura em Engenharia Civil, o ISEP forma profissionais capazes de assumirem a gestão estratégica de projetos de construção, reabilitação e obras públicas. Os estudantes desenvolvem competências ao nível de projeto, coordenação, fiscalização e controlo de qualidade de obras, para a construção de novos empreendimentos, manutenção e reabilitação dos existentes. O plano de estudos foi desenhado para responder aos novos desafios do mercado. Cruza conhecimentos clássicos de estruturas, infraestruturas, materiais e hidráulica com novas tecnologias e ferramentas automáticas para projetar a sustentabilidade das obras ao longo do ciclo de vida. Inclui práticas laboratoriais, seminários com especialistas do setor, trabalho de campo e visitas a empresas e obras, permitindo que os estudantes testem conhecimentos e adquiram um real conhecimento das exigências da construção civil. Nos últimos anos, os finalistas apresentaram estudos de gestão estratégia de obras, reabilitação, eficiência energética de construções, aplicação de metodologias BIM, projetos rodoviários, ferroviários e hidráulicos, entre outros. Grau conferido Licenciado/a em Engenharia Civil Horários Os estudantes podem optar por frequentar o curso em horários diurnos ou pós-laborais e em regime integral ou parcial. Parcerias O Departamento de Engenharia Civil do ISEP tem parcerias estabelecidas com pequenas e grandes empresas e empregadores do setor de que são exemplo a Câmara Municipal do Porto , Porto Vivo – SRU , Águas de Douro e Paiva , Efacec , PortoEstádio , Fase , DST e Sika , entre outras. Continuidade de estudos no ISEP Mestrado em Engenharia Civil

 

diurno-horario-pos-laboral
Número: 9089
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 6244/2007
Data:
27/03/2007
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Álgebra Linear e Geometria Analítica 1º Semestre
Algoritmia e Programação 1º Semestre
Desenho de Construções 1º Semestre
Física Experimental 1º Semestre
Introdução à Engenharia Civil 1º Semestre
Matemática I 1º Semestre
Complementos de Física 2º Semestre
Estática 2º Semestre
Geologia de Engenharia 2º Semestre
Introdução à Gestão e Contabilidade 2º Semestre
Matemática II 2º Semestre
Química 2º Semestre
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Estatística 1º Semestre
Hidráulica Geral 1º Semestre
Materiais de Construção 1º Semestre
Qualidade, Ambiente e Segurança 1º Semestre
Resistência de Materiais 1º Semestre
Ambiente Urbano e Arquitectura 2º Semestre
Estruturas de Edifícios 2º Semestre
Métodos de Gestão na Construção 2º Semestre
Teoria de Estruturas 2º Semestre
Topografia 2º Semestre
3º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Estruturas de Betão I 1º Semestre
Física das Construções 1º Semestre
Higiene e Segurança no Trabalho 1º Semestre
Mecânica dos Solos 1º Semestre
Vias de Comunicação 1º Semestre
Estruturas de Betão II 2º Semestre
Hidráulica Aplicada 2º Semestre
Organização e Gestão de Obras 2º Semestre
Projeto Integrado 2º Semestre
Tecnologia das Construções 2º Semestre
  • As licenciaturas ISEP desenvolvem competências e conhecimentos técnicos, científicos e culturais com vista à inovação e exercício profissional, de acordo com o nível 6 do  Quadro Nacional de Qualificações . Os diplomados podem assim ingressar no mercado de trabalho ao fim de três anos. PERSPETIVAS DE CARREIRA Os licenciados em engenharia civil poderão desenvolver atividades de planeamento, projeto, construção, direção, coordenação, fiscalização, manutenção e reabilitação nas seguintes áreas: estruturas (edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, reservatórios)
  • infraestruturas (estradas, sistemas viários urbanos, obras de suporte, fundações)
  • hidráulica e saneamento (sistemas de tratamento e distribuição de água, de tratamento de esgotos, de resíduos urbanos e industriais e sistemas de drenagem em geral)
  • materiais e tecnologias, entre outras.  

O acesso ao Ensino Superior Público é coordenado pela Direção-Geral do Ensino Superior e pode realizar-se através das seguintes modalidades: Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior; Concursos Locais; Regimes Especiais; Concursos Especiais; Reingresso; Mudança de Curso e Transferência.   CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 3135/9089 Licenciatura em Engenharia Civil Exames nacionais: Física e Química (07) + Matemática A (19) Média do último colocado em 2016: 113,0   Classificações Mínimas Nota de Candidatura: 95 pontos Provas de Ingresso: 95 pontos   Fórmula de Cálculo Média do secundário (65%) + Provas de ingresso (35%)   Preferência Regional Percentagem de vagas: 50% Área de Influência: Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Vila Real.   OUTRAS MODALIDADES DE CANDIDATURA O ISEP também aceita candidaturas aos seus cursos através de: • concursos especiais, incluindo      • concursos para maiores de 23 anos (M23),      • concursos para titulares de cursos médios ou superiores; • e dos concursos de mudança de curso, transferência e reingresso. O ISEP organiza um Curso Intensivo de Preparação para Realização da Prova de Matemática, para a prova de M23. Esta formação de 40 horas decorre em horário pós-laboral, entre fevereiro e abril. Inscrições: www.isep.ipp.pt/m23 . PROPINAS €950/ano . Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial (€630,50/ano em regime parcial). Para mais informações sobre datas e requisitos de candidatura, por favor consulte a Direção-Geral do Ensino Superior ( www.dges.mctes.pt ) ou contacte a nossa Divisão Académica: info-sa@isep.ipp.pt / 228 340 500 .

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência e Educação - www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/