Entrada > Ensino > CURSOS > licenciaturas > ISCAP > Licenciatura em Comércio Internacional (Pós-Laboral)

Licenciatura em Comércio Internacional (Pós-Laboral)

A licenciatura em Comércio Internacional tem como objetivos fundamentais assegurar a formação e preparação de profissionais com competências para atuar nas diferentes áreas funcionais das empresas e organizações.

A estrutura curricular da Licenciatura engloba um conjunto de conhecimentos técnicos e científicos (ao nível da gestão e organização, economia, marketing e vendas, direito) e instrumentos analíticos e de apoio à decisão (no âmbito das técnicas de comércio internacional, logística, estatística, tecnologias de informação e comunicação, comércio eletrónico) de forma a assegurar os seguintes objetivos:

- habilitar para a gestão e análise das operações do Comércio Internacional;

- desenvolver capacidades ao nível da definição e implementação de estratégias no âmbito dos processos de internacionalização;

- conhecer e analisar criticamente os sistemas económicos, os processos de integração internacional e as dinâmicas geoeconómicas;

- desenvolver competências ao nível da definição e implementação de estratégias de gestão do produto, marketing e vendas;

- conhecer e compreender as questões e procedimentos jurídicos nacionais, europeus e internacionais;

- desenvolver e aplicar técnicas de gestão de operações logísticas e transitárias;

- utilizar e aplicar as tecnologias na gestão de informação e do comércio eletrónico.

A vantagem competitiva e diferenciadora da licenciatura em Comércio Internacional é a sua abrangência multidisciplinar, conferindo aos futuros graduados competências e conhecimentos para atuar e dar resposta aos desafios decorrentes do mercado global, competitivo e em constante mudança.

 

Pós-Laboral
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Técnicas de Comércio Internacional I 1º Semestre 5.0
Economia da Empresa 1º Semestre 6.0
Opção I - Inglês de Negócios I 1º Semestre 3.0
Opção I - Francês de Negócios I 1º Semestre 3.0
Desenvolvimento Web 1º Semestre 4.0
Noções Jurídicas Fundamentais 1º Semestre 3.0
Matemática de Ciências Empresariais I 1º Semestre 4.0
Organização e Gestão de Empresas 1º Semestre 5.0
Opção II - Inglês de Negócios II 2º Semestre 3.0
Opção II - Francês de Negócios II 2º Semestre 3.0
Direito Comercial e da Propriedade Industrial 2º Semestre 3.0
Economia Portuguesa e Europeia 2º Semestre 6.0
Matemática de Ciências Empresariais II 2º Semestre 4.0
Comportamento Organizacional 2º Semestre 3.0
Fundamentos de Macroeconomia 2º Semestre 6.0
Técnicas de Comércio Internacional II 2º Semestre 5.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Opção III - Francês de Negócios III 1º Semestre 3.0
Opção III - Inglês de Negócios III 1º Semestre 3.0
Opção IV - Contabilidade de Gestão 1º Semestre 4.0
Opção IV - Elementos de Contabilidade Financeira 1º Semestre 4.0
Economia Internacional 1º Semestre 6.0
Gestão da Qualidade 1º Semestre 4.0
Direito Internacional Económico 1º Semestre 4.0
Sistemas de Informação e Tecnologias Aplicadas 1º Semestre 4.0
Marketing 1º Semestre 5.0
Direito Fiscal e Aduaneiro 2º Semestre 6.0
Opção V - Inglês de Negócios IV 2º Semestre 3.0
Opção V - Francês de Negócios IV 2º Semestre 3.0
Logística Internacional 2º Semestre 5.0
Metodologias de Investigação Aplicadas à Economia e Gestão 2º Semestre 4.0
Ambiente de Negócio Global 2º Semestre 6.0
Estatística 2º Semestre 6.0
3º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Opção VI - Espanhol Aplicado Ao Comércio 1º Semestre 3.0
Opção VI - Inglês Aplicado Ao Comércio 1º Semestre 3.0
Planeamento e Controlo de Gestão 1º Semestre 4.0
Marketing Internacional 1º Semestre 5.0
Opção VII - Gestão e Desenvolvimento da Marca 1º Semestre 4.0
Opção VII - Gestão das Operações 1º Semestre 4.0
Comércio Electrónico 1º Semestre 4.0
Marketing do Ponto de Venda 1º Semestre 4.0
Economia e Cálculo Financeiro 1º Semestre 6.0
Gestão de Vendas e Negociação Internacional 2º Semestre 5.0
Seleção e Avaliação de Mercados Externos 2º Semestre 6.0
Opção Viii - Monografia 2º Semestre 10.0
Opção Viii - Estágio 2º Semestre 10.0
Opção Viii - Projeto 2º Semestre 10.0
Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios 2º Semestre 5.0
Gestão e Análise de Projetos de Investimento 2º Semestre 4.0
  • As saídas profissionais da Licenciatura em Comércio Internacional são:
  • - Gestão de vendas e equipas de vendas;
  • - Gestão de departamentos comerciais e de mercados internacionais;
  • - Técnico de alfândegas;
  • - Acesso à profissão de Despachante Oficial;
  • - Técnico superior para instituições e entidades públicas e privadas (Câmaras de Comércio, Associações Industriais, Comerciais e Empresariais, outros);
  • - Técnico comercial/vendas;
  • - Consultor nos serviços associados à atuação internacional;
  • - Gestão de atividades logísticas e transitárias.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:

- (cód. 04) Economia ou

- (cód. 16) Matemática ou

- (cód. 18) Português

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - http://www.dges.gov.pt/pt