Entrada > Ensino > CURSOS > licenciaturas > ISCAP > Licenciatura em Comunicação Empresarial

Licenciatura em Comunicação Empresarial

Na licenciatura em Comunicação Empresarial pretende-se formar futuros profissionais para exercerem atividade prioritariamente ao nível estratégico e tático em áreas que reconhecidamente são fulcrais para a afirmação das organizações e instituições.

oConsciencializar os estudantes da importância da opinião pública sobre os contributos da empresa para o país e comunidade em que atua, bem como para o bem estar psicossocial da comunidade e dos indivíduos;

oDotar os estudantes de/do:

•conhecimentos aprofundados ao nível da comunicação nas/das empresas, capacitando-os profissionalmente para a realização de tarefas de administração e gestão adequadas ao mercado globalizado e fortemente competitivo da atualidade;

•ferramentas que lhes permitam saber fortalecer a credibilidade de todas as informações que emitem;

•capacidade de obter reconhecimento positivo e boa vontade dos diversos setores da opinião publica;

•saber fomentar informações favoráveis nos órgãos de comunicação social;

•conhecimento e domínio dos estímulos de ativação da motivação e desempenho dos colaboradores;

•saber divulgar informações sobre a empresa aos diferentes stakeholders;

•conhecimento de ferramentas estratégicas e operacionais para fortalecerem a imagem da empresa junto dos seus diversos públicos;

•saber contribuir de forma organizada e sistematizada para a credibilidade e reputação da empresa;

•saber fomentar a responsabilidade social na empresa;

•saber ler e interpretar os indicadores dos mercados.

Estes objetivos encontram-se totalmente integrados na missão da unidade orgânica a qual refere explicitamente que: “O ISCAP é uma escola de ensino superior politécnico que tem por missão específica a formação, a investigação, a criação e difusão da cultura e do saber e a prestação de serviços na área das ciências empresariais.” (in www.iscap.ipp.pt).

 

Diurno
Número: R/A-Ef 826/2011/AL01
Data:
05/11/2015
N.º Despacho/Portaria: Despacho nº 14082/2015 (2ª Série)
Data:
30/11/2015
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Língua de Negócios I - Língua de Negócios I - Alemão 1º Semestre 4.00
Língua de Negócios I - Língua de Negócios I - Russo 1º Semestre 4.00
Língua de Negócios I - Língua de Negócios I - Espanhol 1º Semestre 4.00
Língua de Negócios I - Língua de Negócios I - Francês 1º Semestre 4.00
Introdução à Gestão 1º Semestre 6.00
Teoria da Comunicação 1º Semestre 6.00
Informática Aplicada à Comunicação Empresarial 1º Semestre 4.00
Metodologias de Investigação Aplicadas à Comunicação Empresarial 1º Semestre 2.00
Métodos Quantitativos 1º Semestre 4.00
Inglês Empresarial I 1º Semestre 4.00
Comunicação Estratégica 2º Semestre 4.00
Gestão das Organizações 2º Semestre 4.00
Noções Fundamentais de Direito 2º Semestre 4.00
Língua de Negócios II - Língua de Negócios II - Russo 2º Semestre 4.00
Língua de Negócios II - Língua de Negócios II - Alemão 2º Semestre 4.00
Língua de Negócios II - Língua de Negócios II - Francês 2º Semestre 4.00
Língua de Negócios II - Língua de Negócios II - Espanhol 2º Semestre 4.00
Inglês Empresarial II 2º Semestre 4.00
Semiótica da Comunicação 2º Semestre 6.00
Fundamentos de Economia e Contabilidade 2º Semestre 4.00
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Fundamentos de Marketing 1º Semestre 5.00
Inglês Empresarial III 1º Semestre 4.00
Direito Comercial e da Publicidade 1º Semestre 4.00
Criatividade em Comunicação Empresarial 1º Semestre 4.00
Identidade, Imagem e Reputação 1º Semestre 5.00
Língua de Negócios III - Língua de Negócios III - Russo 1º Semestre 4.00
Língua de Negócios III - Língua de Negócios III - Espanhol 1º Semestre 4.00
Língua de Negócios III - Língua de Negócios III - Alemão 1º Semestre 4.00
Língua de Negócios III - Língua de Negócios III - Francês 1º Semestre 4.00
Estruturação do Discurso Empresarial 1º Semestre 4.00
Pesquisa e Análise de Mercados 2º Semestre 4.00
Língua de Negócios IV - Língua de Negócios IV - Russo 2º Semestre 4.00
Língua de Negócios IV - Língua de Negócios IV - Espanhol 2º Semestre 4.00
Língua de Negócios IV - Língua de Negócios IV - Francês 2º Semestre 4.00
Língua de Negócios IV - Língua de Negócios IV - Alemão 2º Semestre 4.00
Desenvolvimento de Conteúdos Gráficos e Digitais 2º Semestre 4.00
Fundamentos de Marketing Digital 2º Semestre 4.00
Comunicação Interna 2º Semestre 5.00
Comunicação Pública 2º Semestre 5.00
Comunicação Internacional Multimodal 2º Semestre 4.00
3º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Retórica e Argumentação 1º Semestre 4.00
Ferramentas de Comunicação Digital 1º Semestre 4.00
Psicossociologia de Consumidor 1º Semestre 4.00
Gestão e Ativação de Marca 1º Semestre 5.00
Gestão de Redes Sociais 1º Semestre 4.00
Técnicas de Relações Públicas 1º Semestre 4.00
Oficina de Comunicação Empresarial 1º Semestre 5.00
Estágio Curricular/projeto Profissional/monografia - Monografia 2º Semestre 12.00
Estágio Curricular/projeto Profissional/monografia - Estágio Curricular 2º Semestre 12.00
Estágio Curricular/projeto Profissional/monografia - Projeto Profissional 2º Semestre 12.00
Estratégia Empresarial 2º Semestre 5.00
Gestão de Projetos Publicitários 2º Semestre 6.00
Relações Com Os Meios de Comunicação Social e Comunicação de Crise 2º Semestre 5.00
Ética e Deontologia da Comunicação 2º Semestre 2.00
  • oGestor de Comunicação (interna, externa e internacional);
  • oGestor de Imagem Organizacional;
  • oGestor de Marca;
  • oGestor de Redes Sociais;
  • oGestor da Relação com os Meios de Comunicação Social;
  • oAssistente de Comunicação;
  • oAnalista de Comunicação Interna e Externa;
  • oTécnico de Relações Públicas e de Organização de Eventos;
  • oConsultor de Comunicação;
  • oAssessor de Comunicação.

Uma das seguintes provas:

09 Geografia

11 História

18 Português

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência e Educação - www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/