Entrada > Ensino > CURSOS > CTeSP > ISEP > CTeSP em Automação, Robótica e Controlo Industrial - CTeSP - Vale de Cambra

CTeSP em Automação, Robótica e Controlo Industrial - CTeSP - Vale de Cambra

As inovações da Engenharia Eletrotécnica potenciaram a 4.ª Revolução Industrial (Indústria 4.0), responsável pelas principais inovações tecnológicas nas áreas da automação, controle e tecnologias da informação, visando a melhoria dos processos de fabrico.  

 

Daqui resultou o conceito de "fábricas inteligentes" em que máquinas, sistemas e colaboradores se interligam de forma autónoma, fiável e segura para garantir um maior desempenho e um menor custo. A massificação da robótica, a Internet das Coisas e Inteligência Artificial estão já a potenciar a próxima revolução Indústria 5.0.

 

O curso em Automação, Robótica e Controlo Industrial pretende formar profissionais que, de forma autónoma ou em equipa, sejam capazes de conceber, programar, planear e coordenar atividades de produção, equipamentos e pessoas.  

A formação incide sobre sistemas automatizados, células de fabrico robotizadas, sistemas de controlo de processos industriais centralizados e assistidos por computador, tendo em vista a otimização da quantidade e qualidade da produção.  

 

Porquê escolher este curso?

Forma profissionais para colmatar a falta de quadros intermédios qualificados capazes de dar resposta na instalação, programação, manutenção e otimização de sistemas de automação, robótica, instrumentação e controlo industrial de processos; 

Forte componente prática graças à componente laboratorial das aulas e realização de um estágio curricular; 

Dota os formandos de conhecimentos fulcrais para contribuir para uma redução de custos na indústria, aumento da produtividade e eficiência na produção, garantindo critérios de qualidade, controle e segurança na produção. 

 

Diurno
523 Electrónica e automação
Número: T206
Data:
01/01/2001
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Algoritmia e Programação 1º Semestre 5.0
Física 1º Semestre 6.0
Inglês Técnico 1º Semestre 2.0
Matemática 1º Semestre 8.0
Teoria da Eletricidade 1º Semestre 7.0
Álgebra 2º Semestre 6.0
Análise de Circuitos e Instrumentação 2º Semestre 7.0
Aplicações Computacionais 2º Semestre 6.0
Eletrónica 2º Semestre 6.0
Sistemas Digitais 2º Semestre 7.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Automação 1º Semestre 7.0
Controlo Industrial 1º Semestre 5.0
Conversores e Equipamentos Industriais 1º Semestre 6.0
Máquinas Elétricas 1º Semestre 7.0
Robótica 1º Semestre 5.0
Estágio 2º Semestre 30.0
Saídas profissionais: Funções de técnico superior em diversas áreas como Eletrónica, Automação, Energia, Programação, Controlo e Instrumentação.

Destinatários: Titulares de um curso de Ensino Secundário, Ensino Secundário Profissional de Nível 4 ou de habilitação legalmente equivalente;  Titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET);  Titulares de um grau de Ensino Superior que pretendam a sua requalificação profissional;  Aprovados nas provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para frequência do Ensino Superior dos maiores de 23 anos.    Candidaturas (2020/2021) 1.ª Fase: 17 de julho a 25 de agosto 2020 2.ª Fase: 22 a 30 de setembro 2020   O Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais – Edição 2020/2021 encontra-se disponível em Documentos na  página de candidaturas   Propinas: €495,00/ano (2020/2021) Possibilidade de pagamento faseado   Curso lecionado no Centro de Aprendizagem Técnico Superior Profissional de Santo Tirso, que agrega instalações da Escola Secundária de Tomaz Pelayo, do Centro de Empresas e Inovação na Fábrica de Santo Thyrso e do ISEP.