Empregabilidade e Gestão de Carreira

PORTAL DE EMPREGO

O Portal de Emprego é uma ferramenta online construída em exclusivo para a comunidade académica do P.PORTO com o objetivo de facilitar o contacto entre os candidatos e as Entidades Empregadoras.

Aceder ao Portal de Emprego
Manual de Utilização para Candidatos e Empresas

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL

O GIAP disponibiliza o serviço de Consulta Psicológica Vocacional em processos individuais e aconselhamento de apoio a tomada de decisões ao longo do percurso académico e/ou profissional, e ao desenvolvimento vocacional e de carreira.Este serviço é alargado a candidatos ao Ensino Superior e numa lógica de exploração vocacional sai também fora-de-portas marcando presença em feiras de ensino e orientação.

Taxas de Participação do Serviço

Normas de Funcionamento
Formulário para pedido de Acompanhamento

COACHING PSICOLÓGICO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA

Pelo reconhecimento da importância da promoção do desenvolvimento pessoal e profissional, o GIAP reforça o seu portefólio de atividades com
o serviço de Coaching Psicológico e Desenvolvimento de Carreira. Este acompanhamento individual, num processo dinâmico de desenvolvimento
e aprendizagem-ação, é apoiado na identificação/exploração de potencialidades e limitações, na definição de um esquema personalizado de desenvolvimento de competências, de objetivos pessoais e profissionais e de planos de ação.

Taxas de Participação do Serviço
Normas de Funcionamento
Formulário para pedido de Acompanhamento

APOIO EM PROCESSOS DE CANDIDATURA E DE SELEÇÃO

Atendimentos individuais / workshops / seminários, com o objetivo de promover a empregabilidade dos candidatos do P.PORTO, particularmente no apoio em processos de candidatura (na elaboração e mobilização do CV e cartas de candidatura) e preparação para processos de seleção (entrevistas profissionais, provas de grupo, avaliação psicológica em procedimentos concursais).O GIAP vai ainda regularmente às Escolas do P.PORTO com
a atividade CV15, que decorre em espaços interiores ou exteriores, para atendimentos individuais de 15 minutos, gratuitos e sem necessidade de inscrição prévia.

Consultar Programação
Taxas de Participação do Serviço
Normas de Funcionamento para Atendimentos Individuais
Normas de Funcionamento para Atividade de Formação
Formulário para pedido de Acompanhamento

MENTORES P.PORTO @ EMPREGABILIDADE E GESTÃO DE CARREIRA

Uma iniciativa que pretende criar experiências de encontro, entreajuda e conhecimento entre diplomados do P.PORTO (mentores) e estudantes finalistas do P.PORTO (mentorados), que conduzam a processos de integração profissional positivos.Os mentores são diplomados do P.PORTO, profissionalmente ativos e com mais de 2 anos de experiência, que de modo informal mas continuado, poderão servir de referência e inspiração, convocando os mentorados: a refletirem sobre as suas competências e trajetória académica; a identificarem necessidades, inseguranças e desafios; a maximizarem o seu potencial e melhorarem a sua performance; a aumentarem o conhecimento sobre o mercado de trabalho; e a fortalecerem a sua rede de contactos.

Candidaturas

BOLSAS DE COLABORAÇÃO E COOPERAÇÃO EDUCATIVA

Em complemento a outras respostas de apoio social já existentes bem como a incentivos ao envolvimento em experiências de formação complementar em contexto real de trabalho, o P.PORTO desenvolveu o Programa de Bolsas de Colaboração e Cooperação Educativa. Este Programa contribui para a melhoria dos serviços prestados pelo P.PORTO, ao mesmo tempo que possibilita aos estudantes a colaboração em atividades, projetos ou ações promovidas pelas Unidades Orgânicas e Serviços da Presidência do P.PORTO, e atribui uma bolsa de apoio financeiro.

Consultar Regulamento
Candidaturas e Consulta de Oportunidades de BCCE no Portal de Emprego

Company DATING

Esta iniciativa do GIAP foi inspirada no conceito romântico de speeddating e promove um encontro de 10 minutos entre Entidades Empregadoras e Candidatos do P.PORTO. Criado um ambiente alegre, descomprometido e informal, Entidades Empregadoras e Candidatos são recebidos com música ambiente e serviço de café - porque às vezes não é preciso mais do que um café e 10 minutos de conversa para descobrir a viabilidade de uma relação futura entre uma Organização e um potencial candidato. Na perspetiva das Organizações, esta é uma possibilidade única para conhecer candidatos do P.PORTO competentes e altamente motivados, e pela estrutura do serviço oferece-lhes ganhos de eficiência consideráveis no processo de recrutamento. Na ótica dos candidatos, esta iniciativa com regularidade quinzenal oferece oportunidades de contacto direto e privilegiado com entidades empregadoras, que poderão resultar em projetos de investigação/estágio/emprego.

Candidaturas e Consulta das Ofertas no Portal de Emprego

MASTERCLASS SERIES

Com enquadramento no tema da Empregabilidade e da Gestão de Carreira, a jornada formativa MASTERCLASS SERIES, que percorre o ano letivo entre os meses de outubro a maio de 2017. Prometem-se sessões com temas atuais e relevantes como determinantes-chave da empregabilidade, na voz de profissionais de experiência e reconhecido mérito, mas com um foco que não se limita a rever e sintetizar teorias e referências. Cada MASTERCLASS, que decorre nas habituais quartas-feiras de COMPANY DATING, procura inspirar a verdadeira responsabilidade dos estudantes e antigos estudantes do P.PORTO na autoria e implementação dos seus projetos profissionais e pessoais.

Consultar Programa - edição 2016/17  

Consultar próximas edições 

NetworkingDAY PARA A EMPREGABILIDADE

Um evento anual na área da empregabilidade e gestão de carreira, com 5 espaços distintos de participação: “COMPANY DATING” (mini-entrevistas de 10 minutos com entidades empresariais e sociais);  “MENTOR DATING” (encontros de 30 minutos com profissionais que poderão servir de referência e contribuir na orientação e identificação de necessidades, inseguranças e desafios); “MASTERCLASS” (mini-palco com apresentações temáticas na área da empregabilidade e da gestão de carreira); CAREER STORIES (mini-palco com histórias de vida profissional inspiradoras, e partilhadas em ambiente intimista); “KIOSK” (espaço lounge e pequena zona de expositores).

Consultar Programa - edição 2015/16  

Consultar Programa - edição 2016/17  

Consultar próximas edições