Empregabilidade e Gestão de Carreira

PORTAL DE EMPREGO

O Portal de Emprego é uma ferramenta online construída em exclusivo para a comunidade académica do P.PORTO com o objetivo de facilitar o contacto entre os candidatos e as Entidades Empregadoras.

Aceder ao Portal de Emprego
Manual de Utilização para Candidatos e Empresas

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL

O GIAP disponibiliza o serviço de Consulta Psicológica Vocacional em processos individuais e aconselhamento de apoio a tomada de decisões ao longo do percurso académico e/ou profissional, e ao desenvolvimento vocacional e de carreira.Este serviço é alargado a candidatos ao Ensino Superior e numa lógica de exploração vocacional sai também fora-de-portas marcando presença em feiras de ensino e orientação.

Taxas de Participação do Serviço

Normas de Funcionamento

COACHING PSICOLÓGICO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA

Pelo reconhecimento da importância da promoção do desenvolvimento pessoal e profissional, o GIAP reforça o seu portefólio de atividades com
o serviço de Coaching Psicológico e Desenvolvimento de Carreira. Este acompanhamento individual, num processo dinâmico de desenvolvimento
e aprendizagem-ação, é apoiado na identificação/exploração de potencialidades e limitações, na definição de um esquema personalizado de desenvolvimento de competências, de objetivos pessoais e profissionais e de planos de ação.

Taxas de Participação do Serviço
Normas de Funcionamento

APOIO EM PROCESSOS DE CANDIDATURA E DE SELEÇÃO

Atendimentos individuais / workshops / seminários, com o objetivo de promover a empregabilidade dos candidatos do P.PORTO, particularmente no apoio em processos de candidatura (na elaboração e mobilização do CV e cartas de candidatura) e preparação para processos de seleção (entrevistas profissionais, provas de grupo, avaliação psicológica em procedimentos concursais).O GIAP vai ainda regularmente às Escolas do P.PORTO com
a atividade CV15, que decorre em espaços interiores ou exteriores, para atendimentos individuais de 15 minutos, gratuitos e sem necessidade de inscrição prévia.

Consultar Programação
Taxas de Participação do Serviço
Normas de Funcionamento para Atendimentos Individuais
Normas de Funcionamento para Atividade de Formação

MENTORES P.PORTO @ EMPREGABILIDADE E GESTÃO DE CARREIRA

Uma iniciativa que pretende criar experiências de encontro, entreajuda e conhecimento entre diplomados do P.PORTO (mentores) e estudantes finalistas do P.PORTO (mentorados), que conduzam a processos de integração profissional positivos.Os mentores são diplomados do P.PORTO, profissionalmente ativos e com mais de 2 anos de experiência, que de modo informal mas continuado, poderão servir de referência e inspiração, convocando os mentorados: a refletirem sobre as suas competências e trajetória académica; a identificarem necessidades, inseguranças e desafios; a maximizarem o seu potencial e melhorarem a sua performance; a aumentarem o conhecimento sobre o mercado de trabalho; e a fortalecerem a sua rede de contactos.

Candidaturas

BOLSAS DE COLABORAÇÃO E COOPERAÇÃO EDUCATIVA

Em complemento a outras respostas de apoio social já existentes bem como a incentivos ao envolvimento em experiências de formação complementar em contexto real de trabalho, o P.PORTO desenvolveu o Programa de Bolsas de Colaboração e Cooperação Educativa. Este Programa contribui para a melhoria dos serviços prestados pelo P.PORTO, ao mesmo tempo que possibilita aos estudantes a colaboração em atividades, projetos ou ações promovidas pelas Unidades Orgânicas e Serviços da Presidência do P.PORTO, e atribui uma bolsa de apoio financeiro.

Consultar Regulamento
Candidaturas e Consulta de Oportunidades de BCCE no Portal de Emprego

Company DATING

Esta iniciativa do GIAP foi inspirada no conceito romântico de speeddating e promove um encontro de 10 minutos entre Entidades Empregadoras e Candidatos do P.PORTO. Criado um ambiente alegre, descomprometido e informal, Entidades Empregadoras e Candidatos são recebidos com música ambiente e serviço de café - porque às vezes não é preciso mais do que um café e 10 minutos de conversa para descobrir a viabilidade de uma relação futura entre uma Organização e um potencial candidato. Na perspetiva das Organizações, esta é uma possibilidade única para conhecer candidatos do P.PORTO competentes e altamente motivados, e pela estrutura do serviço oferece-lhes ganhos de eficiência consideráveis no processo de recrutamento. Na ótica dos candidatos, esta iniciativa com regularidade quinzenal oferece oportunidades de contacto direto e privilegiado com entidades empregadoras, que poderão resultar em projetos de investigação/estágio/emprego.

Candidaturas e Consulta das Ofertas no Portal de Emprego

MASTERCLASS SERIES

Com enquadramento no tema da Empregabilidade e da Gestão de Carreira, a jornada formativa MASTERCLASS SERIES, que percorre o ano letivo entre os meses de outubro a maio de 2017. Prometem-se sessões com temas atuais e relevantes como determinantes-chave da empregabilidade, na voz de profissionais de experiência e reconhecido mérito, mas com um foco que não se limita a rever e sintetizar teorias e referências. Cada MASTERCLASS, que decorre nas habituais quartas-feiras de COMPANY DATING, procura inspirar a verdadeira responsabilidade dos estudantes e antigos estudantes do P.PORTO na autoria e implementação dos seus projetos profissionais e pessoais.

Consultar Programa - edição 2016/17  

Consultar próximas edições 

NetworkingDAY PARA A EMPREGABILIDADE

Um evento anual na área da empregabilidade e gestão de carreira, com 5 espaços distintos de participação: “COMPANY DATING” (mini-entrevistas de 10 minutos com entidades empresariais e sociais);  “MENTOR DATING” (encontros de 30 minutos com profissionais que poderão servir de referência e contribuir na orientação e identificação de necessidades, inseguranças e desafios); “MASTERCLASS” (mini-palco com apresentações temáticas na área da empregabilidade e da gestão de carreira); CAREER STORIES (mini-palco com histórias de vida profissional inspiradoras, e partilhadas em ambiente intimista); “KIOSK” (espaço lounge e pequena zona de expositores).

Consultar Programa - edição 2015/16  

Consultar Programa - edição 2016/17  

Consultar próximas edições