Entrada > Ensino > MENU ENSINO > APOIO AOS ESTUDANTES > Gabinete de Sucesso Académico e Empregabilidade > Apoio aos Estudantes com Necessidades Adicionais de Suporte (NAS)

Apoio aos Estudantes com Necessidades Adicionais de Suporte (NAS)

Para maior equidade e inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas, o P.PORTO através do seu Gabinete de Sucesso Académico e Empregabilidade (GSAE) assegura respostas no âmbito de pedidos de informação, referenciação e encaminhamento; avaliação das necessidades e apoio especializado para uma adaptação de sucesso ao ensino superior e posterior transição para o mercado de trabalho; identificação e implementação de respostas educativas diferenciadas para estudantes com necessidades adicionais de suporte, em conjunto com as Escolas do P.PORTO, bem como implementação de atividades de sensibilização e de informação da comunidade.

Firmando o compromisso com a equidade e a plena inclusão de toda a comunidade estudantil do P.PORTO na vida académica, os direitos dos estudantes com necessidades educativas específicas estão consagrados no Regulamento de Estatutos Especiais dos Estudantes do P.PORTO.

Pedido de Estatuto

Após a matrícula numa das Escolas do P.PORTO e caso apresente alguma necessidade específica, que resulte de uma condição de saúde temporária ou permanente, verifique se reúne os requisitos previstos no Capítulo XIII do Regulamento dos Estatutos Especiais dos Estudantes do Politécnico do Porto.

No caso de reunir as condições para requerer o Estatuto de Estudante com NAS submeta requerimento na plataforma DOMUS para que a sua situação possa ser analisada e poder vir a beneficiar de medidas de suporte à aprendizagem e sucesso académico.

Intervenção Psicopedagógica

No sentido de potenciar a realização académica e bem-estar psicológico, este serviço tem como objetivo prestar apoio e acompanhamento a todos os estudantes na realização do seu projeto académico, identificando barreiras que possam ocorrer no processo de aprendizagem (desmotivação e dificuldades de estudo), refletindo e desenvolvendo estratégias de superação e, consequente sucesso académico.

O serviço de aconselhamento psicopedagógico funciona de acordo com os princípios éticos e deontológicos da psicologia.

Pedido de Acompanhamento

INICIATIVAS PROMOTORAS DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS DE RESPEITO PELA DIVERSIDADE

De forma a promover um P.PORTO inclusivo, de todos e para todos, proporcionando uma vivência académica saudável e rica em experiências, dinamizamos ao longo de cada ano letivo várias iniciativas promotoras de atitudes e comportamentos de respeito pela diversidade da comunidade académica do P.PORTO, potenciando o conhecimento e a compreensão das necessidades educativas em causa.

• Programa P.PORTO +Inclusivo: Integra-te, Supera-te, Projeta o Teu Talento
  • Missão Equidade, Diversidade e Inclusão

O P.PORTO através do GSAE integra o Grupo de Trabalho para Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior.