Entrada > Comunidade > DESPORTO > Informações Úteis

Pavilhão Desportivo do P.PORTO | AnaMarques©

Informações Úteis

No P.PORTO entendemos o desporto como uma das atividades que completam e engradecem a existência humana e, naturalmente, contribuem para uma melhor e mais completa formação académica.

É nesse sentid­o que promovemos a prática desportiva junto da nossa comunidade, seja com instalações desportivas, seja com as mais diversas atividades, ou ainda através do apoio permanente prestado pelo Centro Desportivo a todos os estudantes desportistas. Este incentivo do P.PORTO à prática desportiva está plenamente consagrado no Estatuto de Estudante-Atleta e nas respectivas Bolsa de Mérito Desportivo Nacional e Internacional.

No estabelecimento de parcerias e protocolos, têm sido prioritárias as alianças estratégicas e a colaboração com entidades (públicas e privadas) desportivas e paradesportivas, potenciando sinergias que permitem aumentar as possibilidades de sucesso da comunidade P.PORTO. Os protocolos com outras instituições do ensino superior (como a Universidade do Porto), com associações e federações nacionais  (ténis, voleibol, corfebol e andebol) e ainda a colaboração estreita com clubes e academias desportivas (Linha de Onda – Escola de Bodyboard, Douro Marina Sailing Academy) possibilitam mais e melhores condições para a prática desportiva da nossa comunidade.

Deste modo, tem sido possível pôr gradualmente em prática projetos desportivos relevantes e de referência, como é o caso da Escola de Ténis e do Centro de Treino de Alto Rendimento de Voleibol de Praia, este último em colaboração com a Federação Portuguesa de Voleibol.

A realização de parcerias não se tem limitado apenas a instituições externas, mas também no seio do P.PORTO, com o alargamento do convite à participação de todos, de que é bom exemplo o projeto de reconversão do pavilhão desportivo nas salas de cardiofitness e de fisioterapia, um esforço conjunto do Centro Desportivo em articulação com os cursos de Desporto da Escola Superior de Educação e de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde.

No sentido de estimular a participação desportiva da sua comunidade, o P.PORTO tem realizado ainda iniciativas adicionais, de grande alcance social, caso da valorização do Estatuto de Estudante-Atleta, permitindo o seu alargamento a mais estudantes, o prosseguimento da atribuição Bolsas de Mérito Desportivo Nacional e Internacional, sempre na perspetiva da formação integral e reconhecimento do esforço e dedicação de todos os estudantes envolvidos.


Links úteis

Instituto Português do Desporto e da Juventude - IPDJ
Federação Académica do Porto - FAP
European Network of Academic Sports Services -
ENAS