Entrada > Comunidade > CULTURA > Equipamentos

Teatro Helena Sá e Costa | P.PORTO©

Equipamentos

A cultura é uma manifestação de civilização. A capacidade de nos emocionarmos em conjunto a ver uma peça de teatro ou a assistir a um concerto é o que nos torna humanos. Cumpre, além de tudo, o propósito gregário de juntar várias pessoas em torno do gosto comum por uma apresentação pública. Para que isso aconteça, é fundamental que as cidades sejam dotadas de espaços onde a cultura possa acontecer e desabrochar.

Além de um extenso programa de parcerias com diversos atores culturais de relevo da cidade — da Casa da Música ao Teatro Nacional São João, passando pelo Museu Nacional Soares dos Reis ou pela Fundação de Serralves —, o P.PORTO dispõe dos seus próprios equipamentos culturais que fornecem um palco, físico ou metafórico, para todas as vertentes artísticas.

O mais conhecido será o Teatro Helena Sá e Costa, inaugurado em 2000, que leva o nome de uma pianista portuense, neta do fundador do Conservatório de Música do Porto. Também na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo encontramos o Café-Concerto Francisco Beja. Mudando de área, o antigo Museu Parada Leitão, hoje Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto, guarda uma importante coleção de instrumentos científico-didáticos do século passado, funcionando como cápsula de tempo pelos grandes avanços técnicos na área das engenharias.

Por estas e muitas outras razões, podemos orgulhar-nos de ser uma Instituição de ensino que preza, conserva, alberga e acarinha todas as formas de arte e cultura.