Entrada > Apresentação > PROJETOS COFINANCIADOS > Portugal Polytechnics International Network (PPIN)

Portugal Polytechnics International Network (PPIN)

Com o investimento superior a 1,8 milhões euros (1.806.149,02€) na internacionalização será implementado um projeto conjunto (de copromoção) no âmbito da internacionalização do Ensino Superior Politécnico Português, dando continuidade à aproximação entre o subsistema politécnico e o tecido empresarial, apoiando-o na sua internacionalização.

Numa estratégia de interação conjunta, 15 Instituições Politécnicas apresentaram uma candidatura ao Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Portugal 2020, tendo como Instituição Líder o Politécnico do Porto. Este programa inclui anda como observadoras todas as Instituições Politécnicas e as Instituições Universitárias que igualmente tenham componente politécnica.

A candidatura aprovada do Portugal Polytechnics International Network (P PIN Project), e liderada pelo Politécnico do Porto, visa o desenvolvimento de projetos relacionados com a internacionalização do Ensino Superior Politécnico, tendo como parceiros associados o CCISP, o Turismo de Portugal, o IAPMEI e dezenas de entidades empresariais, parceiros estes que não serão financiados no âmbito do projeto.

No capítulo da internacionalização, e em resultado da primeira edição de uma candidatura anterior, surge, agora, um segundo desafio de valor acrescentado, o qual conta com a implementação de uma Plataforma PPIN e o estabelecimento de uma efetiva colaboração com o tecido empresarial.

Este projeto pretende reafirmar a visibilidade e reconhecimento do Ensino Superior Politécnico Português, bem como do meio empresarial em mercados internacionais identificados como prioritários tais como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Marrocos, Moçambique e Perú.

Esta ação terá início com a criação da Plataforma (PPIN) e o estabelecimento de uma rede de internacionalização presencial do ensino superior politécnico, no estrangeiro, disponibilizando um sistema de informações em mercados estratégicos internacionais.

Serão desenvolvidas várias atividades, tais como: eventos de internacionalização no âmbito da rede, participação em eventos internacionais, realização de encontros nacionais de internacionalização e a recolha tratamento e análise de informação no âmbito da Internacionalização.

Também como iniciativa inovadora e empreendedora será estabelecida uma rede de Embaixadores do Ensino Superior Politécnico Português, à qual competirá elaborar relatórios de prospeção interna em mercados potenciais para projetos envolvendo os Membros do CCISP e o tecido empresarial Português. Assim, serão promovidas atividades de prospeção/exposição com o aproveitamento de sinergias existentes em novos mercados.

Serão, também, criados 9 prémios, para reconhecer o incremento presencial do Ensino Superior Politécnico aliado ao tecido empresarial português em várias regiões do Mundo.

Com a Plataforma PPIN será permitida a partilha de conhecimento e capitação sobre os mercados externos fornecendo à rede de internacionalização presencial a informação sobre as necessidades e vontades do tecido empresarial Português apoiado pela excelência do Ensino Superior Politécnico Português. Esta Plataforma irá retroalimentar os membros do CCISP e o tecido empresarial Português com informações sobre os mercados potenciais.

ficha de Projeto