Entrada > Apresentação > PROJETOS COFINANCIADOS

TeresaSilva©

Projetos Cofinanciados

QREN | Quadro de Referência Estratégica Nacional

IES + Perto - Instituições de Ensino Superior Mais Perto

Referência:     FCOMP-04-0126-FEDER-037105

Ao longo dos últimos anos as IES portuguesas têm conseguido manter padrões de elevada qualidade de funcionamento e têm, com grande sentido de responsabilidade, acompanhado as melhores práticas no contexto internacional com vista a atingir melhores níveis de efetividade, eficiência e qualidade.
Com o presente projeto o consórcio pretende definir serviços TIC avançados e úteis à comunidade que, explorando os benefícios da interoperabilidade, das Normas Abertas e da computação em nuvem, ajudem a relançar uma estratégia de desenvolvimento baseada na modernização e racionalização de custos no contexto do ensino superior. Estes serviços serão definidos e desenhados garantindo-se uma desejável reutilização por outras IES e outras entidades da AP, sendo preferencialmente disponibilizados via dispositivos móveis e potenciando a plataforma de interoperabilidade (PI) da Administração Pública.

Beneficiários / Copromotores | Participantes do Consórcio


Universidade do Porto (Proponente)
Instituto Politécnico do Porto (Parceiro)
Universidade da Beira Interior (Parceiro)
Universidade de Aveiro (Parceiro)
Universidade de Coimbra (Parceiro) 


Financiado por:

 + info

__________________

 

Portal APNOR

Operação n.º 003746 | Concepção e desenvolvimento de uma plataforma de interoperabilidade entre os Institutos Politécnicos (Operação transversal)

O Projeto SAMA visa o desenvolvimento de uma Plataforma Informática para a APNOR (Associação de Politécnicos do Norte), que integra o Instituto Politécnico do Porto (IPP), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA). Tal plataforma incorpora o Portal da APNOR e a Plataforma de Interoperabilidade. O Portal APNOR será constituído pelas seguintes áreas: área de informação institucional e área de serviços. Deverá ser mantida informação académica e lectiva, informação de serviços e acção social, e-learning, gestão documental, observatório do diplomado e gestão de relação com o cliente. Será usado o Framework disponibilizado pela Agência de Modernização Administrativa, como Framework de serviços comuns e desenvolvidas algumas funcionalidades que incentivem o uso do cartão do cidadão. Este projeto será testado no âmbito dos cursos de Mestrado da APNOR.

Projeto com o Apoio

QREN | Quadro de Referência Estratégico Nacional
SAMA | Sistema de Apoios à Modernização Administrativa
COMPETE | Programa Operacional Factores de Competitividade
FEDER | Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional 

Organismo Intermédio / Autoridade de Gestão

AMA | Agência para a Modernização Administrativa, IP (ama@ama.pt)

Beneficiários / Co-promotores / Participantes do Consórcio

IPP (coordenador / líder), IP Bragança, IP Cavado e Ave e IP Viana do Castelo 

Financiado Por