Entrada > Apresentação > ORGANIZAÇÃO

Tomada de Posse do Presidente do Politécnico do Porto | RitaCastro©

Organização

A missão do P.PORTO é criar e disseminar conhecimento, ciência, tecnologia e cultura, e dotar os seus estudantes de competências técnicas, científicas, artísticas e transversais, articulando o conhecimento e a ação e, assim, constituir-se em agente de transformação dos territórios nacionais e internacionais em que intervém, contribuindo para o desenvolvimento inteligente da Sociedade.

O P.PORTO adota atualmente um modelo de estrutura descentralizada, consonante com a autonomia das Escolas. O Governo do P.PORTO é exercido pelo Conselho Geral, Presidente, Conselho de Gestão e Conselho Académico e integra atualmente, para além dos Serviços Comuns e da Ação Social, as Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação.

CONSELHO GERAL

Órgão colegial máximo, com diversas competências, desde regulamentações, eleição do seu Presidente, pareceres e outras iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da Instituição.

Presidente

Marques dos Santos

PRESIDÊNCIA

Órgão Superior de governo e representação externa da Instituição. Compete-lhe a condução política do P.PORTO e preside ao Conselho de Gestão. O Presidente é coadjuvado por Vice-Presidentes, Pró-Presidentes e pelo Administrador.

Presidente
João Rocha

Vice-Presidentes
Barros de Oliveira
Cristina Pinto da Silva
Henrique Curado
Rui Ferreira


Pró-Presidentes
Joana Sampaio
Jorge Costa
José Carlos Quadrado
Lino Oliveira
Luís Pinho
Paulo Santos
Rosa Maria Rocha
Rui Macedo

Conselho de Gestão

Orientado pela legislação em vigor para os organismos públicos dotados de autonomia administrativa, é competência deste Conselho a gestão administrativa, patrimonial e financeira da entidade, bem como a gestão dos recursos humanos.

Administrador

O P.PORTO dispõe de um Administrador, com competências na área da gestão. É sua competência coordenar os serviços da entidade, gerir os recursos humanos, fora do âmbito das Unidades Orgânicas e controlar a execução das Escolas que não gozem de autonomia financeira.
Administrador

Paula Ferreira da Silva

Conselho Académico

Orgão de coordenação das atividades científicas e pedagógicas do P.PORTO, visando a perfeita articulação entre as Unidades Orgânicas, promovendo o seu desenvolvimento e colaboração no âmbito da estratégia geral e potenciando sinergias e racionalização dos recursos. Para além do Presidente, o Conselho Académico é composto pelos Vice-Presidentes, o Administrador e os Presidentes das oito Escolas.

Unidades Orgânicas

O P.PORTO é composto por oito Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação, designadas por Escolas, que têm por missão o ensino, a investigação e a prestação de serviços nos domínios das suas atribuições específicas e com autonomia científica, pedagógica, administrativa e financeira. As Escolas incluem ou podem criar subunidades, nomeadamente de investigação.

SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL

Serviço autónomo vocacionado a assegurar as funções de ação social escolar, cabendo-lhe executar as políticas de ação social, que compreendem, nos termos da lei, a prestação de apoios, diretos e indiretos, tais como bolsas, acesso a alimentação e alojamento, acesso a serviços de saúde, apoio a atividades culturais e desportivas e outros apoios educativos. O responsável máximo é o seu administrador.
Administrador
Ivo Costa Santos

PROVEDOR DO ESTUDANTE

O Provedor defende e promove os legítimos interesses de toda a comunidade académica e recomendar ações a desenvolver para a melhoria da qualidade do processo ensino/aprendizagem. A sua atividade é exercida em articulação com as Associações de Estudantes e os demais orgãos e serviços da Instituição e das suas Escolas.
Provedor

Berta Batista