Entrada > Apresentação > ORGANIZAÇÃO

Tomada de Posse da Presidente do Politécnico do Porto | Rui Pinheiro©

Organização

A missão do P.PORTO é criar e disseminar conhecimento, ciência, tecnologia e cultura, e dotar os seus estudantes de competências técnicas, científicas, artísticas e transversais, articulando o conhecimento e a ação e, assim, constituir-se em agente de transformação dos territórios nacionais e internacionais em que intervém, contribuindo para o desenvolvimento inteligente da Sociedade.

O P.PORTO adota atualmente um modelo de estrutura descentralizada, consonante com a autonomia das Escolas. O Governo do P.PORTO é exercido pelo Conselho Geral, Presidente, Conselho de Gestão e Conselho Académico e integra atualmente, para além dos Serviços da Presidência e da Ação Social, as Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação.

CONSELHO GERAL

Orgão colegial máximo, com diversas competências, desde regulamentações, eleição do seu Presidente, pareceres e outras iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da Instituição.

Presidente

Manuela Melo 

PRESIDÊNCIA

Órgão Superior de governo e representação externa da instituição. Compete-lhe a condução política do P.PORTO e preside ao Conselho de Gestão. O Presidente é coadjuvado por Vice-Presidentes, Pró-Presidentes e pelo Administrador.

Presidente
Rosário Gambôa

Vice-Presidentes
António Marques

Carlos Ramos
Delminda Lopes 
Luís Lima

Pró-Presidentes
António Cardoso
Armando Silva
Diana Vieira
Elga Costa

Luís Rothes
Paula Peres

Conselho de Gestão

Orientado pela legislação em vigor para os organismos públicos dotados de autonomia administrativa, é competência deste Conselho a gestão administrativa, patrimonial e financeira da entidade, bem como a gestão dos recursos humanos.

Administrador

O P.PORTO dispõe de um Administrador, com competências na área da gestão. É sua competência coordenar os serviços da entidade, gerir os recursos humanos, fora do âmbito das Unidades Orgânicas e controlar a execução das Escolas que não gozem de autonomia financeira.
Administrador

Paulo Ferraz

Conselho Académico

Orgão de coordenação das atividades científicas e pedagógicas do P.PORTO, visando a perfeita articulação entre as Unidades Orgânicas, promovendo o seu desenvolvimento e colaboração no âmbito da estratégia geral e potenciando sinergias e racionalização dos recursos. Para além do Presidente, o Conselho Académico é composto pelos Vice-Presidentes, o Administrador e os Presidentes das sete Escolas.

Unidades Orgânicas

O P.PORTO é composto por sete Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação, designadas por Escolas, que têm por missão o ensino, a investigação e a prestação de serviços nos domínios das suas atribuições específicas e com autonomia científica, pedagógica, administrativa e financeira. As Escolas incluem ou podem criar subunidades, nomeadamente de investigação.

SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL

Serviço autónomo vocacionado a assegurar as funções de ação social escolar, cabendo-lhe executar as políticas de ação social, que compreendem, nos termos da lei, a prestação de apoios, diretos e indiretos, tais como bolsas, acesso a alimentação e alojamento, acesso a serviços de saúde, apoio a atividades culturais e desportivas e outros apoios educativos. O responsável máximo é o seu administrador.
Administrador
Paulo Ferraz

PROVEDOR DO ESTUDANTE

O Provedor defende e promove os legítimos interesses de toda a comunidade académica e recomendar ações a desenvolver para a melhoria da qualidade do processo ensino/aprendizagem. A sua atividade é exercida em articulação com as Associações de Estudantes e os demais orgãos e serviços da Instituição e das suas Escolas.
Provedor

Berta Batista