Entrada > Apresentação > HISTÓRIA

Recriação de uma aula de Química do século XIX | RuiPinheiro©

História

A nossa história é o encontro feliz entre tradição e vanguarda, mas as raízes do Politécnico do Porto remontam a um passado mais distante.

Em 1852 é fundada a Escola Industrial do Porto, mais tarde designada por Instituto Industrial e Comercial do Porto. Em 1918 o Instituto Industrial e o Instituto Comercial separam-se formalmente. As designações, tal como as conhecemos atualmente, só acontecem passado 60 anos. Em 1975 o Instituto Industrial do Porto altera a designação para Instituto Superior de Engenharia do Porto integrando o ensino universitário, e em 76 o mesmo acontece com o Instituto Comercial: altera a designação para Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e integra o ensino universitário.

Em 1985 é fundado o Instituto Politécnico do Porto integrando inicialmente as recém criadas Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Música. Esta última ganhou, em 1994, a designação Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo com o objetivo de integrar outras formas de arte além da música. 

Em 1988 dá-se a integração do Instituto de Superior de Contabilidade e Administração do Porto  e do Instituto Superior de Engenharia do Porto, institutos que passaram para o subsistema politécnico.

Dois anos depois, em 1990 é o ano da criação da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão em dois pólos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Só em 2001 se dá a junção desta Escola num único e novo pólo, na fronteira entre os concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Hoje podemos orgulhar-nos dos elevados padrões do nosso ensino; da qualidade das nossas infraestruturas de aprendizagem e formação, investigação científica e atividade física; das nossas parcerias, protocolos e cooperações, em Portugal e um pouco por todo o mundo; da efervescência da nossa agenda cultural.

Hoje, mais do que nunca, temos os olhos postos no futuro, sem esquecer um passado que faz do Politécnico do Porto uma das mais conceituadas instituições de ensino superior em Portugal. E o melhor ainda está por vir.


Hoje somos P.PORTO