Entrada > Notícias > Rotas de Património, Street Art & Turismo Literário
Publicado em: 30 Setembro 2019

Rotas de Património, Street Art & Turismo Literário

O Centro de Estudos Interculturais do ISCAP, escola de Ciências Empresariais do P.PORTO, recebe este seminário no dia 27 de setembro

O Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) prepara-se para receber o seminário Rotas de Património, Street Art & Turismo Literário – Os projetos TheRoute e StreetArtCEI. A entrada é livre.

O evento decorre no dia 27 de setembro, sexta-feira, entre as 10h e as 17h, na Sala de Atos do ISCAP, e acontece no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2019, que acontecem entre os dias 27 e 29.

O programa do seminário abre com a apresentação do projeto TheRoute, pelo docente Carlos Ramos, seguindo-se a apresentação das rotas literárias do mesmo; Clara Sarmento, coordenadora do CEI, apresentará o StreetArtCEI, antes da apresentação das suas rotas geográficas. O programa, que pode ser consultado em rodapé, encerra precisamente com uma visita guiada pelas rotas de ambos os projetos.

Recorde-se que o StreetArtCEI é um projeto lançado, em 2018, pelo CEI, nascido na sequência da sua participação no projecto TheRoute, liderado pelo P.PORTO. Inicialmente, o trabalho de campo nas ruas do Porto e norte de Portugal visou a criação de roteiros inspirados pelas páginas dos escritores que aí situaram as suas narrativas.

Os investigadores do CEI foram, entretanto, despertando para outras narrativas visuais e polícromas, também inscritas na cidade e a equipa encetou então um projecto paralelo motivado pela descoberta da arte imprevista e anónima nos muros da cidade. Convocando as ferramentas conceptuais dos estudos interculturais, o projecto StreetArtCEI definiu-se enquanto spin-off do projecto TheRoute, com o objectivo de esbater ainda mais as já de si ténues fronteiras entre culturas dominantes e marginais, suas práticas, símbolos e manifestações estéticas no espaço aberto, movediço e sempre efémero da cidade.