Entrada > Notícias > P.Artes acolhe exposição “Todo o Presente” da ESMAD
Publicado em: 31 Janeiro 2023

P.Artes acolhe exposição “Todo o Presente” da ESMAD

A abertura da exposição realizou-se no dia 26 de janeiro e apresentou trabalhos de mestrado de estudantes da Escola Superior de Media Artes e Design

A exposição Todo o Presente da residência artística realizada em 2022, na Póvoa de Varzim foi apresentada no P.Artes, na Praça do Marquês de Pombal, Porto. Os estudantes envolvidos, Eduardo França, Felícia Oliveira, Rita Cortês e Simão de Abreu, frequentam o mestrado em Comunicação Audiovisual, especialização em Fotografia e Cinema Documental da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD).

Os trabalhos apelam à urgência da sustentabilidade e da ecologia, representada de diferentes formas por cada um dos artistas. Eduardo França, apresentou “Aqueduto 360”, que reflete uma crítica à deterioração do património nos dias de hoje. “Para Sempre, Aqui Estou”, de Felícia Oliveira, representa a passagem do tempo através de objetos e casas abandonadas na cidade da Póvoa de Varzim. Simão de Abreu, através de “Vida com Rede”, retratou a atividade piscatória, intrínseca à cidade da Póvoa de Varzim. E o “Lixo de Todos Nós”, desenvolvido por Rita Cortês, é uma chamada de atenção para a acumulação de detritos e dos riscos para o meio ambiente.

Na apresentação, Olívia Marques da Silva, Presidente da ESMAD, enalteceu o P.Artes como o espaço ideal para uma maior divulgação dos trabalhos dos estudantes do ponto de vista fotográfico, no cinema, documentário ou ficção. António Marques, Vice Presidente do P.PORTO, também marcou presença na inauguração e destacou a missão do P.Artes como resposta à necessidade de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pela comunidade P.PORTO.

A exposição está patente até ao dia 3 de março, de terça a sexta, das 14h30 às 17h30.