Entrada > Notícias > Luís Portela é o próximo orador das Conferências do Politécnico
Publicado em: 02 Abril 2019

Luís Portela é o próximo orador das Conferências do Politécnico

O chairman da Bial é o 4.º orador convidado do ciclo Conferências do Politécnico - Ciência, Educação, Cultura e Sociedade

A quarta edição das Conferências do Politécnico, Ciência, Educação, Cultura e Sociedade,  iniciativa da Presidência do Politécnico do Porto, realiza-se no dia 8 de abril, às 21h30, no Palacete Araújo Porto (Auditório D. Pedro IV) da Santa Casa da Misericórdia.

Depois de João Paulo André, Carlos Fiolhais e Alexandre Quintanilha, Luís Portela lança um novo desafio com uma conferência subordinada ao tema Da Ciência ao Amor, título do mesmo livro da sua autoria, já na 11.ª edição.

Licenciado em Medicina, Luís Portela foi médico e docente, optando depois por se dedicar exclusivamente à empresa de sua família - Bial -, da qual foi CEO de 1979 a 2011, passando, então, a chairman.

Sob a sua presidência, em perto de quarenta anos, a Bial tornou-se a primeira empresa farmacêutica internacional de inovação portuguesa, operando atualmente em 59 países.

Entre outras responsabilidades, foi presidente do Health Cluster Portugal (2008-2017), presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto (2009-2013), vice-presidente da Fundação de Serralves (2001-2008) e membro da Direção da Cotec (2006-2012).

Em 1994 criou, com a Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Fundação Bial, com o objetivo incentivar a investigação centrada no ser humano, tanto sob os aspetos físicos como sob o ponto de vista espiritual. A fundação teve desde então cerca de 1.500 bolseiros, de 25 países, em investigação científica na área das Neurociências. Também atribui dois prémios: o Prémio Bial de Medicina Clínica e o Bial Award in Biomedicine.

O seu prazer pela leitura e reflexão levou-o à escrita, tendo-o feito com caráter permanente em alguns órgãos de comunicação social. Publicou nove livros, dos quais se mantêm nas livrarias Serenamente, O Prazer de Ser, o best-seller Ser Espiritual - Da Evidência à Ciência, em 27.ª edição, e o mais recente, já mencionado e mote da presente conferência, Da Ciência ao Amor - Pelo esclarecimento espiritual.

Entre outras distinções, é Comendador da Ordem do Mérito e Grã-Cruz da Ordem do Mérito; Doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina de Cádis, da Universidade do Porto e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; e Prémio de Neurociências da Louisiana State University, nos EUA.

A entrada é livre, sujeita ao limite da lotação da sala. Por favor confirme a sua presença para o email .