Entrada > Notícias > Alumni P.PORTO sagram-se vice-campeões de voleibol de praia

Alumni P.PORTO sagram-se vice-campeões de voleibol de praia

Presidência

Fabrício Barros e Januário Silva, antigos estudantes do P.PORTO, marcaram presença nesta competição organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol


As areias da Praia Internacional, contígua ao Edifício Transparente, receberam a final do Circuito Nacional de Voleibol de Praia, também designado Campeonato ActivoBank. A dupla de antigos estudantes do Politécnico do Porto, Fabrício Barros e Januário Silva, apoiados pelo Politécnico do Porto, terminaram a prova em segundo lugar, sagrando-se deste modo vice-campeões nacionais.

A dupla Roberto Reis e Fabrício Silva conquistaram o título por 2-0 (21-19 e 21-15) sagrando-se com esta vitória tetra campeões nacionais, já que venceram as quatro últimas edições da prova, contando agora com oito vitórias nacionais no seu historial. O terceiro lugar do pódio foi ocupado por Luís Freitas e Tiago Pereira, que venceram Francisco Pombeiro e José Jardim  por 2-0 (21-18 e 24-22).

Em femininos, Juliana e Tânia (re)conquistaram o título de campeãs alcançado em 2016 e 2017 ao derrotarem, na final, por 2-0 (21-17 e 21-14), Vanessa Paquete (campeã em 2018) e Beatriz Pinheiro.

No jogo de atribuição da medalha de bronze, Maria Tinoco e Daniana Esteves superaram (2-0: 21-19 e 21-15) Matilde Calado/Mafalda Porto, jovem dupla que repetiu assim o 4.º lugar rubricado em 2018.

A dupla Januário Silva-Fabrício Barros é uma parceria de sucesso com alguns anos, desde o início do percurso académico em comum, que já conquistou títulos nacionais universitários, uma medalha de bronze europeia (o único pódio no voleibol de praia masculino português em europeus), além de outros títulos nacionais, quer como atletas quer como treinadores.

Januário Silva conta com várias representações internacionais em diversas categorias de formação, sendo atleta internacional pela seleção nacional de voleibol sénior de pavilhão e pela seleção de voleibol de praia, além de já ter passado por vários clubes nacionais da primeira divisão do voleibol português. Fabrício Barros, luso-brasileiro, também já representou internacionalmente a seleção portuguesa de voleibol de praia e esteve 15 anos na primeira divisão do voleibol nacional.

Em conjunto, a dupla já conquistou o campeonato nacional de voleibol de praia, em 2011, e foi vice quatro vezes (2009, 2010, 2012 e 2016). Representaram o Politécnico do Porto nos Europeus Universitários de voleibol de praia por três ocasiões (Málaga, Córdoba e Porto), tendo conquistado uma medalha de bronze. Pelo Politécnico do Porto foram ainda tri-campeões nacionais universitários de voleibol de praia.

Autor

CCIC | P.PORTO

Partilhar