Entrada > Notícias > ATHENA Super Summer School
Publicado em: 28 Junho 2023

ATHENA Super Summer School

Os cursos destinam-se a pessoas que já tenham adquirido conceitos e competências relativamente a bases de dados e programação

A Super Summer School, organizada pela Universidade Europeia ATHENA, consórcio internacional liderado pelo P.PORTO, oferece conhecimentos teóricos e práticos essenciais para começar a explorar a fundo data technologies, com a ajuda de professores e colegas de toda a Europa, num ambiente de aprendizagem híbrido.

De 10 a 17 de julho poderá participar em cursos de curta duração sobre conceitos avançados de database com colegas da sua instituição de ensino e, à distância, com estudantes de outras universidades. De segunda a quinta-feira, um professor de uma das universidades parceiras irá conduzir as atividades para esse dia, que serão sempre realizadas em modo híbrido, por equipas internacionais, com estudantes a participarem presencialmente e outros através de videoconferência.

O objetivo é adquirir conhecimento prático sobre como utilizar a análise de dados em contextos de tomada de decisão, sobre bancos de dados de grafos através do sistema de gestão Neo4j, sobre bases de dados multidimensionais e processamento analítico online (OLAP), sobre conceitos de data streaming e sobre arquitetura voltada para grandes volumes de dados. Os primeiros quatro dias serão orientados por professores de renome e o último será dedicado a trabalhos a realizar por grupos internacionais de estudantes.

Os cursos destinam-se a pessoas que tenham adquirido conceitos e competências elementares relacionados com bases de dados e programação. Os participantes receberão um certificado de participação e o grupo vencedor terá a oportunidade de apresentar o seu trabalho na próxima conferência universitária europeia ATHENA, que se realizará na Grécia, em setembro deste ano.

A participação na Super Summer School é totalmente gratuita. As inscrições decorrem até 5 de julho.

inscrições