Entrada > Sobre > MENU SOBRE > QUALIDADE > INSTRUMENTOS E MECANISMOS

Instrumentos e Mecanismos do SIGQ|P.PORTO

O Sistema Integrado de Gestão da Qualidade do P.PORTO contempla uma abordagem integrada à garantia da qualidade nos diferentes eixos da missão institucional. O acompanhamento e monitorização é efetuado através de diferentes instrumentos (questionários e relatórios) e mecanismos (recolha de indicadores dos processos, reuniões das estruturas de caráter pedagógico, reuniões gerais, auditorias, sugestões e reclamações).

Calendarização das Atividades Relativas aos Instrumentos e Mecanismos do SIGQ|P.PORTO

GESTÃO DO ENSINO E FORMAÇÃO

Questionários


Inquéritos Pedagógicos por CE
M1 - Recolher a opinião dos estudantes sobre aspetos relacionados com o funcionamento das UC (autoavaliação do desempenho do estudante e aspetos genéricos das UC).
M2 - Recolher a opinião dos estudantes sobre aspetos relacionados com o funcionamento das UC (avaliação do corpo docente).

Inquérito aos Diplomados
Recolher a opinião dos Diplomados/Alumni do P.PORTO relativamente à satisfação com a formação obtida no P.PORTO, sua relevância face ao emprego, dados sobre a empregabilidade, entre outros.

Relatórios

Relatório da Unidade Curricular (RUC)
Análise genérica da UC relativamente ao cumprimento do programa, taxa de aprovação e indicações de aspetos relevantes sobre o resultados da UC.

Relatório de Curso
Abordagem dos aspetos mais relevantes do curso por parte da comissão/conselho de curso, relativamente a aspetos caracterizadores do CE, funcionamento global, resultados obtidos e outras atividades desenvolvidas pelos estudantes (ex: Mobilidade, participação na investigação).

Relatório Síntese dos RC
Análise e apreciação dos relatórios de curso, abordagem geral às ações propostas e de melhoria, efetuadas nas UO.

Relatório Agregado relativo dos Inquéritos Pedagógicos por UO
Promover uma análise global por UO relativamente às taxas de resposta e resultados globais da avaliação das UC e do corpo docente.

Relatório sobre estudantes com necessidades especiais (ENAS)
Promover uma análise sobre o acompanhamento de estudantes com necessidades especiais de suporte.

Mecanismos

Planeamento e organização da UC por parte do regente – Ficha de Unidade Curricular (FUC).
Reuniões periódicas das estruturas de caráter pedagógico existentes nas UO.
Reclamações/ Sugestões – Disponibilizar de forma permanente a possibilidade de recolha de informação por parte dos estudantes e dos docentes e da comunidade académica, relativa aos aspetos relacionados com o ensino e aprendizagem, entre outros aspetos.


INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Relatório das Unidades/Grupos/Polos de I&D – Monitorização e Análise das Unidades I&D.
Reclamações/ Sugestões – Disponibilizar de forma permanente a possibilidade de recolha de informação por parte dos estudantes, investigadores, docentes e comunidade académica.


INTERNACIONALIZAÇÃO

Inquérito sobre Mobilidade
Recolher informação sobre a satisfação global dos estudantes e dos docentes que efetuaram programas de mobilidade.

Inquérito sobre Mobilidade
Recolher informação sobre a satisfação global dos funcionários não docentes que efetuaram programas de mobilidade.


SERVIÇOS DE SUPORTE

Inquérito de satisfação aos estudantes para com os serviços SP.
Inquérito de satisfação aos utilizadores das UO para com os serviços dos SP.

Reclamações/ Sugestões
Disponibilizar de forma permanente a possibilidade de recolha de informação por parte da comunidade académica relativa a qualquer aspeto. 

Combined Shape

Navigation