Entrada > Schools > ISEP > Candidaturas

Candidaturas

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior


A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de um concurso nacional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior no final do ano letivo. Para concorrer é necessário: ser titular de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; realizar, ou ter realizado nos últimos dois anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas para os diferentes cursos e instituições a que vai concorrer.

Fórmula de Cálculo da Nota de Acesso:
Média do Secundário (65%) + Prova(s) de Ingresso (35%)

Classificações Mínimas Exigidas:
Nota de Candidatura – 95 pontos; Provas de Ingresso – 95 pontos
Para mais informações, por favor consulte www.dges.mctes.pt.


Preferência Regional


Os estudantes que se candidatam aos cursos do ISEP poderão usufruir do regime de preferência regional. Por favor, consulta as vagas destinadas a preferência regional na apresentação de cada curso ou na página da DGES.

OUTRAS MODALIDADES DE CANDIDATURA


O ISEP também aceita candidaturas aos seus cursos através de:

  • concursos especiais, incluindo:
    - concursos para maiores de 23 anos (M23),
  • concursos para titulares de cursos médios ou superiores;

       - concursos de mudança de curso, transferência e reingresso.

O ISEP organiza um Curso Intensivo de Preparação para Realização da Prova de Matemática, para a prova de M23. Esta formação de 40 horas decorre em horário pós-laboral, entre fevereiro e abril.
Inscrições
.

ANO ZERO
 

Curso Preparatório para a Integração no Ensino Superior
O ISEP leciona um Ano Zero para apoiar a preparação de alunos com o diploma de 12º ano que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Secundário. Promovida entre outubro e junho, esta formação reforça conhecimentos de Matemática A e de Física e Química A, e inclui também as unidades curriculares de Introdução à Informática, Inglês Técnico e Técnicas de Comunicação.

De modo a facilitar a transição para o ensino superior e a integração num ambiente académico, os alunos do Ano Zero são acompanhados por docentes do ISEP, têm livre acesso às infraestruturas do campus (bibliotecas, salas de estudo, cantinas), podem usufruir dos vários serviços (como o apoio em termos de orientação vocacional ou formação complementar) e assistir aos eventos técnicos, científicos e culturais.
Os estudantes que posteriormente ingressarem no ISEP poderão requerer equivalências às disciplinas de Introdução à Informática e de Algoritmia e Programação das diferentes licenciaturas do ISEP.


Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas – Estudante Extraordinário


O ISEP faculta a inscrição nas unidades curriculares que ministra, quer por estudantes inscritos num curso de ensino superior, quer por outros interessados. As unidades curriculares em que o estudante obtenha aprovação são objeto de certificação; são creditadas no plano de estudos do curso, caso o seu titular nele venha a ingressar através de concurso de acesso legalmente previsto; ou são incluídas em suplemento ao diploma, no caso de serem disciplinas extracurriculares relativamente ao curso em que venha a ingressar. A inscrição é feita mediante despacho a requerimento dirigido à Presidência do ISEP feito pelo interessado.


ACESSO A ESTUDOS PÓS-GRADUADOS

Candidaturas a mestrados e pós-graduações

As candidaturas aos mestrados realizam-se exclusivamente por meio digital aqui.
Os estudantes que concluíram um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado no Instituto Politécnico do Porto no ano letivo imediatamente anterior têm vaga assegurada no mestrado da área científica da licenciatura ou afim, concorrendo através de contingente próprio, através do portal do ISEP, no período normal de inscrições.

Datas de candidatura aos mestrados
1ª fase: junho
2ª fase: agosto
3ª fase: setembro
(A segunda e terceira fase abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior)

Para esclarecimento sobre candidaturas ao ISEP podes contactar a Divisão Académica por ou por telefone (228 340 500).