Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ISEP > Mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente

Mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente

Mestrado: 2 anos ( 120 unidades ECTS )

Garantir a exploração e gestão sustentável dos recursos minerais, energéticos e hídricos, desenvolver novas utilizações para os geomateriais, melhorar a segurança e resultados das escavação e contenção de terrenos e apoiar análise de risco de obras engenharia em resposta integrada às variabilidades climáticas são alguns dos principais desafios a que a engenharia geotécnica responderá nos próximos anos. Com o mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente, o ISEP especializa geo-profissionais com competências avançadas em geotecnia de rochas e solos, georrecursos, geotecnologias e ambiente. O curso está orientado para a inovação tecnológica dos setores extrativo, energético e ambiental, perspetivando também soluções para as grandes obras de engenharia. Concentrando-se no desenvolvimento de competências técnicas e científicas para a elaboração e coordenação de projetos geotécnicos, o plano de estudos integra unidades curriculares de geomecânica aplicada, escavações subterrâneas, tecnologias geoambientais, prospeção geotécnica e obras marítimas e fluviais. O mestrado aposta numa forte componente teórico-prática e experimental, combinando trabalhos de campo, a análise de estudos de caso, seminários com especialistas do setor e atividades laboratoriais e de investigação. O projeto final do curso pode ser desenvolvido junto de empresas ou laboratórios de investigação, tendo sido recentemente apresentados estudos sobre exploração e gestão sustentável de recursos minerais, hídricos e geotérmicos; geotecnologias de escavações; fundações e estabilização de maciços; avaliação de geomateriais; minimização de georriscos em contextos complexos ligados à proteção ambiental.

 

Grau conferido

Mestre em Engenharia Geotécnica e Geoambiente (A conclusão com aproveitamento da componente curricular confere direito a certificado de pós-graduação.)

 

Horário

Pós-laboral: segunda a sexta-feira, 18:10-23:30, e sábado, 09:10-13:00.

 

Parcerias

Nos últimos anos, finalistas do mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente desenvolveram o projeto final de curso em empresas como a Mota-Engil , Elevo , TAHR , Porto de Leixões , Incoveca Granitos ,  EPOS , Secil Britas e laboratórios como o LABCARGA , LGMC e Fundação Instituto Petrofísico de Madrid , entre outros. Protocolo de dupla titulação com a Universidade Politécnica de Madrid .

 

Diurno
Número: 6360
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 12414/2008
Data:
02/05/2008
Unidade Ano Período
Fundações e Dimensionamento Estrutural 1 1º Semestre
Geomecânica Aplicada 1 1º Semestre
Matemática Aplicada 1 1º Semestre
Planeamento e Ordenamento do Território 1 1º Semestre
Projecto de Diagramas de Tratamento 1 1º Semestre
Escavações Subterrâneas I 1 2º Semestre
Geoestatística Aplicada 1 2º Semestre
Obras Marítimas e Fluviais 1 2º Semestre
Prospecção Geotécnica 1 2º Semestre
Tecnologias Geoambientais 1 2º Semestre
Aterros Sanitários 2 1º Semestre
Escavações Subterrâneas II 2 1º Semestre
Gestão Financeira e de Recursos Humanos 2 1º Semestre
Reforço e Contenção de Terrenos 2 1º Semestre
Dissertação / Estágio / Projecto 2 Anual

As candidaturas aos mestrados realizam-se exclusivamente por meio digital em https://www.isep.ipp.pt/isep/registration , através do preenchimento do formulário de candidatura e anexação dos seguintes documentos: a) Bilhete de identidade, cartão do cidadão, passaporte ou documento equivalente no país de origem b) Certificados de habilitações literárias; c) Currículo profissional e académico do candidato; d) Outros documentos que o candidato entenda relevantes para apreciação da sua candidatura.   Podem candidatar-se aos mestrados • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo; • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico‐Científico da escola; • Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico‐Científico da escola. Os estudantes que concluíram um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado no Instituto Politécnico do Porto no ano letivo imediatamente anterior têm vaga assegurada no mestrado da área científica da licenciatura ou afim, concorrendo através de contingente próprio, através do portal do ISEP, no período normal de inscrições.   Métodos de seleção Os candidatos serão selecionados por um júri, tendo em consideração os seguintes aspetos: a) Currículo académico b) Currículo científico c) Currículo profissional   Datas de candidatura aos mestrados ( edital ) 1ª fase: junho 2ª fase: agosto 3ª fase: setembro (A segunda e terceira fase abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior.)   PROPINAS €950/ano (2015-2016) Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial (€630,50/ano em regime parcial). Para mais informações sobre datas e requisitos de candidatura, por favor contacte a nossa Divisão Académica: info-sa@isep.ipp.pt / 228 340 500.

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência e Educação - http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/