Entrada > Ensino > CURSOS > licenciaturas > ISEP > Licenciatura em Engenharia Química

Licenciatura em Engenharia Química

Licenciatura: 3 anos (180 unidades ECTS) A engenharia química ocupa uma posição única na ligação entre as ciências moleculares e a engenharia. Tradicionalmente ligados aos sistemas de energia e combustão, os engenheiros químicos estão hoje a liderar novos desenvolvimentos nas áreas da saúde, biotecnologia, materiais avançados, energia, produtos de consumo e soluções ambientais.

Com a licenciatura em Engenharia Química, o ISEP forma profissionais capazes de gerirem projetos ao nível de produtos e processos, em ambientes industriais e laboratoriais. Os estudantes adquirem conhecimentos multidisciplinares que os preparam para apoiar a inovação tecnológica e a sustentabilidade das organizações ao nível da produção industrial, controlo de qualidade, gestão ambiental, energia e desenvolvimento de novos produtos e materiais.

O curso aborda áreas nucleares da engenharia e específicas da engenharia química, através de uma perspetiva de saber aplicado. Todos os semestres, os estudantes realizam estudos de caso e elaboram trabalhos laboratoriais. O curso termina com o desenvolvimento de um projeto final em ambiente empresarial ou académico.

Recentemente, os finalistas da licenciatura apresentaram estudos sobre a otimização do processo de produção de biodiesel; a implementação de metodologias Kaizen numa refinaria; a monitorização de efluentes em aterros; o desenvolvimento de novos produtos para pavimentos; o controlo de qualidade de águas para consumo humano e projetos de produção de cerveja e produção de leite, entre outros exemplos.

Grau conferido Licenciado/a em Engenharia Química

Horários Os estudantes podem optar por frequentar o curso em horários diurnos ou pós-laborais e em regime integral ou parcial.

Parcerias Nos últimos anos, finalistas da licenciatura em Engenharia Química desenvolveram o projeto final de curso em empresas como a Galp, Bioportdiesel, Grupo Amorim, Águas do Porto, Sogevinus Finewines, CIN, Barbot, A. Ramalhão e SILLIKER Portugal, entre outras.

Continuidade de estudos no ISEP Mestrado em Engenharia Química

 

Diurno
Número: 9125
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 12 806/2006
Data:
20/07/2006
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Álgebra 1º Semestre
Algoritmia e Programação 1º Semestre
Física 1 1º Semestre
Laboratório I 1º Semestre
Matemática I 1º Semestre
Química Geral e Inorgânica 1º Semestre
Física 2 2º Semestre
Introdução à Engenharia Química 2º Semestre
Laboratório II 2º Semestre
Matemática II 2º Semestre
Química Analítica 2º Semestre
Química Orgânica 2º Semestre
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Estatística Aplicada 1º Semestre
Laboratório III 1º Semestre
Métodos Instrumentais de Análise 1º Semestre
Química Física e Termodinâmica I 1º Semestre
Sistemas de Transporte de Fluidos 1º Semestre
Bioquímica e Microbiologia 2º Semestre
Engenharia da Reacção Química I 2º Semestre
Laboratório IV 2º Semestre
Química Física e Termodinâmica II 2º Semestre
Transferência de Calor 2º Semestre
Transferência de Massa 2º Semestre
3º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Engenharia da Reacção Química II 1º Semestre
Instrumentação e Controlo 1º Semestre
Laboratório V 1º Semestre
Optimização na Indústria Química 1º Semestre
Processos de Separação 1º Semestre
Economia e Gestão 2º Semestre
Laboratório VI 2º Semestre
Materiais e Corrosão 2º Semestre
Projecto / Estágio 2º Semestre
Projecto/Estágio ERASMUS 30 2º Semestre
Seminário 2º Semestre
  • As licenciaturas ISEP desenvolvem competências e conhecimentos técnicos, científicos e culturais com vista à inovação e exercício profissional, de acordo com o nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações. Os diplomados podem assim ingressar no mercado de trabalho ao fim de três anos e solicitar a sua admissão à Ordem dos Engenheiros ou à Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os licenciados ISEP têm vaga assegurada no respetivo mestrado, no ano seguinte à conclusão do curso. Perspetivas de carreira Os licenciados em Engenharia Química poderão desenvolver atividades ao nível do processo e gestão industrial, controlo de qualidade laboratorial e industrial
  • desenvolvimento de novos materiais e produtos, gestão ambiental
  • metodologias analíticas
  • investigação e formação
  • entre outras oportunidades. Nos últimos anos, diplomados do ISEP iniciaram a sua carreira em empresas dedicadas à indústria química, bioquímica, alimentar e agroalimentar, farmacêutica, cosmética e dos setores da biotecnológica e energia.

O acesso ao ensino superior público é coordenado pela Direção-Geral do Ensino Superior e pode realizar-se através das seguintes modalidades: Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior; Concursos Locais; Regimes Especiais; Concursos Especiais; Reingresso; Mudança de Curso e Transferência.     CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 3135/9125 Licenciatura em Engenharia Química Exames nacionais: Física e Química (07) + Matemática A (19) ou Matemática (16) Média do último colocado em 2016: 149,2   Classificações Mínimas Nota de Candidatura: 95 pontos Provas de Ingresso: 95 pontos   Fórmula de Cálculo Média do secundário (65%) + Provas de ingresso (35%)   Preferência Regional Percentagem de vagas: 50% Área de Influência: Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Vila Real.     OUTRAS MODALIDADES DE CANDIDATURA   O ISEP também aceita candidaturas aos seus cursos através de: • concursos especiais, incluindo      • concursos para maiores de 23 anos (M23),      • concursos para titulares de cursos médios ou superiores; • e dos concursos de mudança de curso, transferência e reingresso. O ISEP organiza um Curso Intensivo de Preparação para Realização da Prova de Matemática, para a prova de M23. Esta formação de 40 horas decorre em horário pós-laboral, entre fevereiro e abril. Inscrições: www.isep.ipp.pt/m23. PROPINAS €950/ano (2014/2015). Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial (€630,50/ano em regime parcial). Para mais informações sobre datas e requisitos de candidatura, por favor consulte a Direção-Geral do Ensino Superior (www.dges.mctes.pt) ou contacte a nossa Divisão Académica: info-sa@isep.ipp.pt / 228 340 500. BOLSAS DE ESTUDO

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência e Educação - www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/