Entrada > Um de Nós > Um de Nós | João Paulo Gomes
Publicado em: 05 Dezembro 2018

Um de Nós | João Paulo Gomes

Natural de Vila do Conde, João Paulo Gomes está ligado ao curso de TCAV desde 1999 e à ESMAD, a escola de Media Artes e Design do Politécnico do Porto, desde a sua criação, em 2016

Mais conhecido por Jota, João Paulo Gomes mantém desde a licenciatura, uma relação permanente ao Departamento de Artes da Imagem, ora como estagiário, encarregado de trabalhos ou técnico superior, tendo interrompido ou acumulado com a docência na Escola Soares dos Reis e colaborações com diversos órgãos de comunicação social nacionais e internacionais.

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
À ESMAD, desde a sua criação a 1 de Agosto de 2016. Ao departamento de Artes da Imagem, profissionalmente desde 2007, enquanto encarregado de trabalhos e, de 2009 ao presente, enquanto técnico superior.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Os primeiros tempos na ESMAD foram trabalhosos e desafiantes. Fomos deslocados para uma unidade orgânica onde as infraestruturas estavam criadas, desenhadas para servir os propósitos da ESEIG [Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão], e a adaptação dos nossos espaços, (laboratórios, estúdios, etc.), obrigou a alguma ginástica física e mental. O facto de termos turmas divididas entre campi também não facilitou o processo...  Os primeiros anos no Politécnico foram muito gratificantes; trabalhava com uma equipa dinâmica, bastante colaborativa, onde existia um excelente ambiente. Além disso, sobretudo enquanto encarregado de trabalhos, estava diretamente ligado ao processo de transferência de conhecimento que, como todos sabemos, é extremamente enriquecedor.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
Como qualquer escola de índole técnico-artística, o ambiente criado pelo estilo diverso e peculiar de cada um dos nossos alunos, torna a ESMAD única no universo P.PORTO.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
Em relação à ESMAD pouco mudou, até porque é uma escola a dar os primeiros passos. No entanto, antevejo grandes mudanças e melhorias, aguardando ansiosamente pela construção das novas áreas técnicas, que irão projetar a escola para o patamar de excelência há muito desejado por todos

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
A exposição de finalistas do ano letivo 2016-2017, por ser a primeira, foi sem dúvida o momento mais marcante até à data.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
Promover a escola junto da comunidade civil, académica e profissional, através de uma comunicação eficaz e prestação de serviços relevantes, poderá ser uma ideia interessante para o reconhecimento e consolidação da ESMAD.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos.