Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Ana Lima
Publicado em: 15 Outubro 2018

Um de Nós | Ana Lima

Diretora do Curso de Comunicação Empresarial no ISCAP, escola de Ciências Empresariais do Politécnico do Porto, Ana Lima tem uma longa ligação à instituição

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
A minha ligação à escola começou em 1996 como aluna na primeira turma de Marketing do ISCAP. Depois após um período a trabalhar em empresas, em 2007, volto à escola como docente.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Tenho uma enorme nostalgia dos tempos de estudante, recordo com saudade os momentos fantásticos de companheirismo que vivi e também o orgulho de estar num curso que era uma novidade. Depois como docente, o que parecia não ter nada de especial no regresso, por ser uma casa que conhecia bem, teve um conjunto de emoções novas. Afinal, ia ter a oportunidade de partilhar com os estudantes, tudo o que tinha aprendido na prática.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
A relação próxima que privilegio com os alunos, o saber escutá-los e fazê-los pensar nas soluções. Promovo o pensamento conjunto e as soluções.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
O ambiente descontraído que se vive no dia-a-dia, a proximidade com os alunos, os projetos inovadores em que a escola está envolvida e a boa relação entre os docentes.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
Mudamos todos! Os alunos exigem de nós novos conhecimentos e uma constante partilha, assim todos aprendemos algo novo. As novas tecnologias introduzem novas práticas e novos procedimentos, e o tempo é de adaptação contínua. E considero que a escola tem feito bem esse equilíbrio entre as vantagens e desvantagens das novas metodologias de ensino.

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE?
Há vários momentos marcantes, mas posso destacar a situação de ter sido aluna de alguns professores que depois passaram a ser colegas e com quem mantenho uma relação excelente. Outro momento que me marca muito é quando os alunos se recordam de mim quando ingressam no mercado de trabalho e partilham dúvidas e sucessos. Fico mesmo orgulhosa por eles e por sentir que de alguma forma contribui para a formação de um profissional.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
Promover ainda mais a socialização dos alunos e lutar contra o individualismo que ainda prevalece em alguns casos! Promoveria uma aprendizagem mais próxima às organizações e mais fora das salas de aula.

> A rubrica  Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos