Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Abel Tavares
Publicado em: 09 Julho 2019

Um de Nós | Abel Tavares

Docente da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto, Abel Tavares define a ESMAD como um projeto e um desafio de enorme importância

Licenciado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e mestre pela Escola Superior Técnica de Barcelona, Abel Tavares nasceu em Matosinhos em 1967. Talvez por isso goste tanto da praia e do mar.

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
Comecei em 2012 a exercer as funções de docente na disciplina da Pós-graduação em Design de Mobiliário, e em 2015, até à data sou docente do curso de licenciatura em Design Industrial.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Os primeiros anos de docência foram particularmente interessantes, porque a Pós-graduação foi um projecto de parceria com instituições exteriores à Escola, num contexto de proximidade com a indústria de mobiliário, possibilitando desse modo a experimentação de abordagens pedagógicas menos ortodoxas e, no final, com excelentes resultados.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
A docência, e em particular a docência de projecto, é todos os dias um desafio.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
Todas as Escolas são únicas e possuem especificidades ímpares. A Escola são as pessoas, os estudantes, os docentes, os funcionários, a qualidade do projecto Escola reside no sentido de partilha dentro da comunidade académica.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
O projeto ESMAD.

UMA IDEIA PARA O FUTURO?
Não há projetos sem pessoas. Envolver as pessoas e as comunidades é condição sine qua non para que a ESMAD se afirme dentro do Politécnico do Porto, junto dos seus pares, e cumpra a sua missão, que é o "ensino artístico e tecnológico, a investigação e a prestação de serviços à comunidade".

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos. Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos.