A nossa prioridade é privilegiar uma estratégia extra-campus em compromisso com o progresso cultural, social e económico da sociedade, através da realização de atividades de investigação e desenvolvimento, prestação de serviços à comunidade, apoio à inovação, networking com empresas, entre outros.
Uma das formas em que concretizamos essa interação com a sociedade assume, à imagem do que acontece nas universidades de topo da Europa e dos EUA, a forma de participações acionistas e de capital. Este conjunto de entidades participadas podem ser associações privadas sem fins lucrativos, sociedades anónimas, sociedades comerciais por quotas, cooperativas de serviços de interesse público de responsabilidade limitada ou ainda fundações.
O espectro de ação destas participadas prende-se essencialmente com o desenvolvimento de projetos I&D, formação especializada, transação de produtos e serviços, incubação de empresas, empreendedorismo, produção e transação de produtos e serviços. A participação do P.PORTO em diferentes organizações relacionadas com a sua Missão, tem como objetivo potenciar a captação de novos estudantes, aumentar as oportunidades formativas e a especialização do P.PORTO e facilitar a integração e empregabilidade em todas as suas vertentes.