Entrada > Notícias > Manuel Heitor e Ana Abrunhosa visitam PORTIC e Clínica Pedagógica
Publicado em: 12 Junho 2020

Manuel Heitor e Ana Abrunhosa visitam PORTIC e Clínica Pedagógica

O ministro da tutela deixou uma palavra de reconhecimento pelo esforço e empenho manifestado por toda a comunidade do P.PORTO durante o estado de emergência

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e a Secretária de Estado da Valorização do Interior Isabel Ferreira, visitaram ontem, dia 27 de abril, a Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto e o PORTIC - Porto Research, Technology & Innovation Center,  onde se vão realizar testes para o COVID-19.

“Foi muito importante conhecer o trabalho feito no Politécnico do Porto” – declarou o Ministro enfatizando a forma notável como a instituição se adaptou à nova realidade, e a estratégia “responsável e faseada como está a encarar a necessidade absoluta de reativar as atividades presenciais”. “Vale a pena acreditar nas instituições e o Politécnico do Porto tem hoje uma credibilidade, a nível nacional e internacional, demonstrada bem no trabalho aqui efetuado".

No âmbito do plano de contingência, o Politécnico do Porto tem cumprido as recomendações do Governo e da Direção-Geral da Saúde, implementando medidas de mitigação da atual pandemia, com prioridade e salvaguarda da saúde do pessoal docentes e não docentes e dos estudantes. O ministro destacou a celeridade com que as medidas foram adotadas e deixou uma mensagem de motivação e reconhecimento à comunidade, e em particular aos estudantes: “Devemos acreditar no futuro. A marca Politécnico do Porto está bem presente, tanto no Porto como na Europa, e acho que vale a pena trabalhar assim.”

Também João Rocha, Presidente do Politécnico do Porto, não deixou de concluir a visita com uma palavra de reconhecimento e agradecimento “pelo empenho e esforço demonstrado pelos docentes e estudantes durante este período” – um período, ressalvou, para o qual ninguém estava preparado e que implicou num curto espaço de tempo a reformulação dos métodos pedagógicos. “Foi com muita satisfação que constatei a total disponibilidade e motivação de toda a comunidade. Agora estamos numa nova fase.”

Manuel Heitor tem andado pelo país em visita às universidades e politécnicos para perceber como as instituições de ensino superior se estão a preparar para o regresso e para o levantamento progressivo de medidas de contenção. Até ao final da semana, todas as instituições de ensino superior terão terminado os planos de retoma das atividades.