Entrada > Notícias > ESMAD celebra aniversário de olhos postos no futuro
Publicado em: 07 Junho 2018

ESMAD celebra aniversário de olhos postos no futuro

A Escola de Media Artes e Design do Politécnico do Porto celebrou, a 28 de maio, o seu segundo aniversário

O Auditório Luís Soares foi pequeno para acolher a comunidade P.PORTO que se reuniu para dar os parabéns à mais recente escola do Politécnico do Porto. A sessão comemorativa do aniversário da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) teve lugar no dia 28 de maio, com a presença de João Rocha, Presidente do Politécnico do Porto, os presidentes das várias Unidades Orgânicas, assim como vários representantes da comunidade docente e discente.

Olívia da Silva, Presidente da ESMAD, destaca este dia como uma oportunidade de comemorar e apresentar os diferentes eixos de missão da Escola, desde os projetos internacionais em curso, a consolidação da atividade investigativa, ou o robustecimento de novas parcerias. Relativamente a esta questão, a Presidente da ESMAD frisa a presença das personalidades e entidades externas que vão fazer parte do Conselho da Escola, destacando o alargamento da zona de influencia à área metropolitana do Porto.

“É um dia de festa, mas também um reconhecimento das nossas atividades e das nossas ambições para o futuro”, conclui a presidente da ESMAD, aproveitando para salientar a aprovação, por seis anos, da mais recente Licenciatura em Fotografia, uma formação superior inédita no norte e centro do país. São muitas razões para estar de parabéns e por essa razão sublinha o papel crucial dos “nossos diplomados”, cujo trabalho, dentro e fora de Portugal, é a mais justa realização da qualidade da escola. “Incluímos, por isso, a projeção do filme O Soldado Milhões cuja equipa responsável pelos efeitos especiais do filme, António Jorge Carvalho e Carlos Amaral, são antigos estudantes da ESMAE.

João Rocha, Presidente do Politécnico do Porto, congratula-se com o conjunto de atividades que a Escola conseguiu desenvolver e implementar, reconhecendo, contudo, a necessidade de perspetivar e realizar medidas a pensar no futuro, que assegurem o equilíbrio orçamental da escola. “Todos conhecemos as restrições associadas às instituições de ensino superior”, recorda, “devemos procurar implementar soluções, criar condições para alargar a nossa capacidade de gerar receita, captar fundos externos e, ir mais além.”

O Dia da ESMAD foi também momento da Tomada de Posse das Personalidades e Entidades Externas para o Conselho da Escola, seguido do lançamento de mais um número dos Cadernos IRI - Imagens do Real Imaginado, coordenado por Adriana Baptista, diretora da Unidade de Investigação em Media Artes e Design (uniMAD).