Entrada > Investigação > CENTROS DE INVESTIGAÇÃO

Laboratórios de Química do Instituto Superior de Engenharia do Porto | RuiPinheiro©

Centros de Investigação

O P.PORTO dispõe de 24 centros e grupos de investigação distribuídos pelas suas oito Escolas, os quais promovem atividades de investigação científica e de transferência de conhecimento e tecnologia, participando em inúmeros projetos de I&D nacionais e internacionais, com um assinalável reconhecimento, seja nos indicadores qualitativos da publicação científica, seja no impacto das atividades realizadas.

São unidades que primam pela competitividade e excelência, que se articulam na rede científica nacional e internacional. Os projetos em curso, internacionais e nacionais, revelam um forte envolvimento com empresas, organizações e com a sociedade em geral.

Sublinhamos oito unidades de I&D autónomas reconhecidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT): CISTER e GECAD, ambas com a classificação máxima de Excelente, juntamente com CEOS, CIETI, CIICESI, CIR, GILT e inED.

Em rede, participam vários grupos em Laboratórios Associados: GRAQ no REQUIMTE e LSA no INESC-TEC, do qual o P.PORTO detém uma participação de 10%, e em outras unidades de investigação, com polo ou grupo no P.PORTO: BIOMARK, CEI, CESEM, CIPEM, CiTUR e UNIAG.

Apresentamos estes centros e grupos, por áreas de intervenção, sendo de realçar que vários desses centros intervêm de forma multidisciplinar cruzando áreas.