Centro de Estudos Interculturais

Formado em 2007, o CEI do ISCAP realiza investigação fundamental e aplicada e coopera com instituições nacionais e internacionais em atividades de índole científica, técnica e cultural.

O CEI engloba na sua designação e objetivos todo o panorama interdisciplinar gerado pela investigação que desenvolve, pelas oportunidades de intercâmbio que cria e pelas iniciativas científicas e editorais concretizadas pela sua equipa, no âmbito das principais linhas de investigação do Centro: teorias e práticas interculturais, comunicação intercultural e business intercultural.

A equipa do CEI é formada por mais de 50 investigadores e docentes do ISCAP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, contando ainda com uma reputada Comissão de Aconselhamento Científico. O CEI acolhe e supervisiona masterclasses, conferências, colóquios, três Pós-Graduações – em Recursos Culturais para Negócios, em Mediação Intercultural e em Ciência, Empreendedorismo e Internacionalização – e dois Mestrados – em Intercultural Studies for Business (Duplo Diploma com a Université d’Artois e o ISIT-Paris) e em Tradução e Interpretação –, com o apoio de uma biblioteca especializada e várias bases de dados de acesso livre.

Desde a sua formação, o CEI tem participado em inúmeras conferências e publicações internacionais, em projetos de investigação financiados e já publicou cerca de duas dezenas de livros com distribuição global na vasta área dos Estudos Interculturais. Todos os anos, o CEI premeia dissertações de mestrado, concede bolsas e estágios para jovens investigadores e publica a E-REI: E-Revista de Estudos Interculturais (SCOPUS).

O CEI mantém colaboração formal com universidades por toda a Europa, Brasil, Macau, Moçambique, Rússia, Estados Unidos, Argélia, Sri Lanka e Índia, e também com a Unyleya, Associação Portuguesa de Empresárias, Alto Comissariado para as Migrações, Associação Luso-Turca e CIJE – Faculdade de Direito da Universidade do Porto. O CEI integra a ATHENA European University Alliance, RESMI (Rede de Educação Superior para a Mediação Intercultural), RIESDM (Rede das IES para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica), Rede Mundial das Universidades Magalhânicas, Rede de Parceiros do Centro Internet Segura; e é membro fundador da ECREA Women’s Network e da RNEC (Rede Nacional em Estudos Culturais). O CEI é membro de duas COST Actions e dos projectos ICCAGe (ReCLes), EnDent, Atlas das Paisagens Literárias, Google Arts&Culture, Augmented Assessment, ENDING e TheRoute, e lidera, entre outros, os projetos StreetArtCEI e Street Art Against Covid. O CEI tem protocolos de doutoramento específicos com as Universidades de Vigo, Santiago de Compostela e Salamanca.

No CEI, os estudos interculturais são sinónimo de movimento, comunicação, encontro entre culturas, e o nosso objectivo é discutir as suas consequências pragmáticas na academia e na sociedade.

Clara Sarmento

Facebook: Centro de Estudos Interculturais