Universidade Europeia ATHENA
O P.PORTO tem como parceiros a Hellenic Mediterranean University (Grécia), a University of Siegen (Alemanha), a University of Maribor (Eslovénia), a University Niccolò Cusano (Itália), a University of Orléans (França) e a Vilnius Gediminas Technical University (Lituânia) — que juntos albergam mais de 120 mil estudantes. O objetivo último é que a ATHENA se torne num campus interuniversitário em torno do qual os estudantes (da licenciatura ao doutoramento), funcionários, docentes e investigadores poderão circular sem problemas.
O consórcio liderado pelo Politécnico do Porto foi um dos selecionados para fazer parte das 41 Universidades Europeias em torno das quais os estudantes, colaboradores e os investigadores podem circular sem barreiras, uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia (CE) para fomentar a cooperação entre as Instituições de Ensino Superior na União Europeia (UE).
A CE propôs a iniciativa das Universidades Europeias aos líderes da UE durante a Gothenburg Social Summit, em novembro de 2017, como parte de uma visão geral para a criação de um Espaço Europeu da Educação até 2025. O projeto envolve cerca de 280 instituições de ensino superior de todos os estados-membros localizados, não apenas nas capitais, mas em regiões europeias mais remotas. Cada aliança é composta em média por sete instituições de ensino superior.
Sob o lema Advanced Technology Higher Education Network, a ATHENA visa dar resposta aos atuais e futuros desafios de uma educação transnacional, inclusiva, inovadora, permanentemente alinhada com as necessidades do mercado global, abordando os desafios sociais e ambientais, bem como as prioridades da investigação europeia.
Acompanhe as atividades da ATHENA nos seus canais de divulgação.
SITE FACEBOOK INSTAGRAM TWITTER