Transferência de Tecnologia e Conhecimento
Entendemos que uma grande instituição de ensino superior como é o P.PORTO tem de ser um monumento dinâmico que permanentemente cria e atualiza o conhecimento e que o entrega à sociedade através dos seus sistemas de ensino e formação e da aplicação desse conhecimento no processo de inovação ao serviço da comunidade.
É isso a transferência de tecnologia e é graças a ela que conseguimos contribuir afirmativamente para o progresso económico e social.
Salvaguardando os valores descritos na sua missão, o P.PORTO tem vindo a aumentar a transferência de conhecimento para o exterior. Isso atesta e reconhece o valor da nossa produção científica, ao mesmo tempo que se consolidam os centros tecnológicos que respondem às necessidades do mercado e que aparecem parcerias que promovem a partilha de tecnologia entre o P.PORTO e o exterior.
É aqui que entra a área de transferência de tecnologia e conhecimento da Divisão de Apoio a Programas e Projetos (DAPP), que se assume como a interface de excelência entre o P.PORTO e a sociedade. Porque a inovação é um conceito vivo nos nossos laboratórios e nas nossas salas de aula, é necessária a intervenção de um organismo facilitador que agilize a exportação deste know-how para fora dos nossos campus.
O programa de ação em transferência de tecnologia e conhecimento desenrola-se em torno de quatro eixos orientadores fundamentais. A saber: a proteção e gestão da propriedade intelectual, a transferência e valorização do conhecimento, o apoio à gestão de projetos e o fomento do empreendedorismo.
Estes eixos dão, por sua vez, origem a um conjunto mais alargado de objetivos. São eles: promover a valorização da tecnologia e do conhecimento; transferir o conhecimento e tecnologia desenvolvidos no P.PORTO para o meio empresarial, transformando-os em inovação; criar dinâmicas de cooperação entre as necessidades do tecido empresarial/comunidade envolvente com uma resposta apropriada do meio académico; motivar alunos, investigadores e professores para o empreendedorismo; promover parcerias com empresas e indústria; valorizar as relações institucionais a nível regional e europeu.
Por fim, tudo isto afunila na prestação dos seguintes serviços: eventos dedicados ao empreendedorismo, à transferência de tecnologia e à cooperação internacional (seminários, congressos, reuniões); proteção da propriedade industrial; consultadoria; e formação.
A DAPP pretende ser o veículo facilitador e dinamizador de referência no que diz respeito aos processos associados à propriedade industrial desenvolvidos no P.PORTO. Acreditamos que ao prestar serviços especializados nesta área seremos capazes de gerar valor não só para a Instituição, como para toda a comunidade.
Os recursos à proteção e ao registo não são uma obrigatoriedade para quem pretenda desenvolver ou explorar uma invenção, uma criação estética ou assinalar produtos e serviços no mercado. Ainda assim, em muitos casos é importante que isso seja feito, uma vez que só assim se poderá ter os benefícios dos direitos inerentes à propriedade industrial. A saber: monopólio legal, que protege a criação de utilizações indevidas; direito de utilização de símbolos que inibem a violação de direitos (de que é exemplo o ®); minimizar os riscos de aparecimento de conflitos de propriedade de direitos e de comercialização; e, por fim, direito de propriedade que permite a rentabilização de investimentos realizados, além de licenças de exploração, entre outros.
Contactos
Email: dapp@sc.ipp.pt
Tel: 225571088