Entrada > Ensino > CURSOS > pós-graduações > ISEP > Pós-Graduação em Técnico de Inspeção de Estruturas

Pós-Graduação em Técnico de Inspeção de Estruturas

A conjugação da atual situação económica nacional com a reduzida atividade do sector da Construção Civil orienta a reflexão sobre a definição da oferta formativa nesta área.

É consensual a opinião de que a reanimação deste sector envolverá, fundamentalmente, a reabilitação do edificado, em detrimento de novas construções.

As intervenções de reabilitação e a definição da sua profundidade deverão ser antecedidas de uma adequada avaliação do estado de conservação da construção em causa. Para esta avaliação, a construção deverá ser objeto de uma cuidada inspeção. Esta necessidade de averiguação do estado de manutenção e de conservação é comum a estruturas constituídas por diferentes materiais (betão, aço, alvenaria ou madeira) e estende-se, também, a elementos de fundação de edifícios e de pontes, a estruturas de suporte de terras e aos taludes adjacentes a vias rodoviárias ou ferroviárias, de aterro ou de escavação, em ambiente terroso ou rochoso.

A pertinência da realização de inspeções estruturais alarga-se a outros mercados, assumindo singular importância os países africanos de expressão portuguesa, com o seu parque edificado particularmente degradado, pela ausência de manutenção durante décadas e, em muitos casos, danificado em períodos em que alguns destes países viveram situações de guerra.

O conjunto destes fatores permite concluir que o mercado necessita de profissionais particularmente especializados na realização de inspeções estruturais.

O curso de Pós-graduação em Técnico de Inspeção de Estruturas permitirá contribuir para a formação avançada de diplomados em Engenharia Civil, especializando-os na realização de inspeções de estruturas, de forma autónoma, de edifícios, de obras de arte e de outras estruturas de engenharia civil e geotécnica. No final do Curso os formandos terão adquirido competências para reconhecer sistemas estruturais, identificar tipologias construtivas, identificar anomalias características de estruturas constituídas por diferentes materiais, caracterizar e avaliar a gravidade dessas anomalias estruturais, quantificar a sua extensão e definir o estado de conservação das estruturas.

 

 

A estrutura curricular do curso de Pós-Graduação em Técnico de Inspeção de Estruturas é composta por três unidades curriculares: Inspeção de Estruturas de Betão e Metálicas, Inspeção de Estruturas de Madeira e de Alvenaria e Inspeção de Estruturas Geotécnicas .

A aprovação final no curso implica a frequência e a aprovação nas três unidades curriculares.

 

Diurno
N.º Despacho/Portaria: 1
Data:
01/08/2013
Unidade Ano Período
Inspeção de Estruturas de Betão e Metálicas 1 1º Semestre
Inspeção de Estruturas de Madeira e de Alvenaria 1 1º Semestre
Inspeção de Estruturas Geotécnicas 1 1º Semestre
O curso especializa diplomados em Engenharia Civil ou em áreas afins para a inspeção de estruturas, aprofundando os seus conhecimentos e competências, potenciando o seu ingresso em empresas das áreas de projeto, de fiscalização ou de construção, dedicadas a este tipo de serviço, ou a sua integração nos quadros técnicos de empresas responsáveis pela gestão do património edificado.

DESTINATÁRIOS   Este curso destina-se a profissionais diplomados na área da Engenharia Civil ou em áreas afins.  Os candidatos deverão ser detentores de um Diploma de mestrado, licenciatura ou bacharelato na área científica de Engenharia Civil.   O júri poderá propor ao Conselho Técnico-científico do ISEP a admissão de candidatos titulares de outras licenciaturas ou bacharelatos desde que o respetivo currículo demonstre uma preparação científica e ou profissional adequada ao curso.     PROPINAS   A definir brevemente.   PRAZOS    A definir brevemente.

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência e Educação - http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/