Entrada > Ensino > CURSOS > pós-graduações > ISCAP > Pós-graduação em Gestão e Direção de Unidades de Saúde (Nocturno)

Pós-graduação em Gestão e Direção de Unidades de Saúde (Nocturno)

As diferentes configurações das unidades de saúde e a própria complexidade do sistema de saúde nacional, levam a que a gestão e unidades de saúde obrigue a detenção de competências transversais desde a gestão estratégia, gestão de recursos humanos e marketing. Na verdade, o acesso à informação por parte dos utentes e a possibilidade de opção entre diversos prestadores de serviços de saúde têm tornado este mercado cada vez mais competitivo. Neste contexto, a gestão de unidades de saúde tem um objetivo muito claro: assegurar a prestação dos cuidados de saúde de forma coordenada, através da gestão eficiente dos recursos. Apesar disso, quando se fala em carreiras associadas à saúde, a gestão é talvez uma das últimas da lista de opções. No entanto, um gestor ou diretor de unidades de saúde assume um papel fundamental. A sua capacidade de gerir equipas, de compreender os desafios da gestão financeira e orçamental, de analisar dados e tomar decisões, de definir a estratégia organizacional e de marketing, de ser capaz de organizar o sistema produtivo, conhecendo e utilizando as novas tecnologias aplicadas à saúde, contribuirão para que as unidades de saúde que gerem sejam mais eficientes, eficazes e competitivas.

Porquê a Pós-graduação executiva em Gestão e Direção de Unidades de Saúde?

Esta Pós-graduação foi concebida para dotar os participantes de todas as competências necessárias para os responsáveis de unidades de saúde com características e dimensões distintas (Hospitais, Clínicas, Centros de saúde, sub-sistemas e Seguros de saúde) tenham a capacidade de tomar decisões informadas, consistentes e que permitam adaptar-se de forma competitiva a um mercado tão exigente. Adicionalmente, com um corpo docente com elevados níveis de formação e experiência nas áreas que lecionam, a pós-graduação em Gestão e Direção de Unidades de Saúde tem um foco eminentemente prático, para responder às necessidades dos participantes. Os estudantes terão, ainda acesso a seminários (master classes) com convidados com elevado know-how e experiência em áreas tendência, em crescimento e de elevado relevo para o desempenho de funções de gestão. Além disso, é a única pós-graduação em gestão de saúde com a unidade curricular de projetos de simulação onde serão desenvolvidos projetos aplicados em diferentes áreas da gestão.

 

Nocturno
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Seminários II Anual 2.0
Gestão Estratégica Anual 6.0
Liderança e Desenvolvimento de Equipas Anual 5.5
Novas Tecnologias Para a Saúde Anual 5.5
Gestão de Infraestruturas Anual 5.5
Sistemas de Apoio à Decisão Anual 5.5
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Direito em Saúde Anual 5.5
Gestão da Qualidade na Saúde Anual 5.5
Seminários Anual 2.0
Marketing de Serviços de Saúde Anual 5.5
Gestão Financeira e Controlo de Gestão Anual 6.0
Sistemas de Informação Para a Saúde Anual 5.5
  • A todos os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, médicos dentistas, nutricionistas, farmacêuticos, veterinários, técnicos superiores de saúde) e outros licenciados que, trabalhando no setor da saúde ou o pretendam vir a fazer, procurem desenvolver as suas competências de gestão aplicadas a esse sector.

Licenciatura ou currículo escolar, científico ou profissional que seja considerado equivalente pelo Conselho Técnico-Científico