Pós-Graduação em Gamificação nas Organizações
A PGGO visa dotar os estudantes de competências ao nível do desenho e implementação de estratégias de gamificação de forma a promover os processos típicos das organizações, desde o recrutamento, onboarding, treino e formação, gestão de talento, assistência e fidelização de clientes, marketing até ao processo de vendas. Neste âmbito serão exploradas metodologias, frameworks, ferramentas, linguagens, dinâmicas, mecânicas e elementos de gamificação que possibilitem a criação de uma jornada consistente e divertida em todos os fluxos de trabalho de uma organização. Durante o curso, os estudantes desenvolvem competências, nos contextos empresariais e educacionais, relacionadas com a conceção de estratégias de gamificação até à sua aplicação/implementação em sistemas de gestão de conteúdo ou de aprendizagem. O curso oferece diferentes perspectivas desde a Informática, a Educação, Multimédia e a Interface Homem-Máquina e, com base nesta interdisciplinaridade, capacita o estudante para diálogos colaborativos entre as diferentes áreas de atuação. A PGGO privilegia o regime presencial, mas todas as unidades curriculares terão uma componente que será dada à distância através de meios digitais.
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
Componentes de Gamificação | 1º Semestre | 8.0 |
Design da Gamificação | 1º Semestre | 9.0 |
Introdução à Gamificação | 1º Semestre | 6.0 |
UX na Gamificação | 1º Semestre | 7.0 |
Gamificação Aplicada ao Ensino | 2º Semestre | 6.0 |
Gamificação Aplicada às Empresas | 2º Semestre | 6.0 |
Projeto de Gamificação | 2º Semestre | 12.0 |
Seminários | 2º Semestre | 5.0 |
Sistemas de Gestão Gamificados | 2º Semestre | 7.0 |
- Gestores e Consultores de projetos de gamificação
- Professores e Formadores
- Gestão de Recursos Humanos e Marketing
- Profissionais das áreas da Inovação e Educação com necessidade de aprofundar conhecimentos sobre ferramentas de gamificação para contextos de ensino
- Empreendedores que desejem criar as suas próprias soluções gamificadas.
Titulares do grau de licenciado; Titulares de licenciatura obtida em instituição estrangeira aderente ao processo de Bolonha; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da ESMAD como equivalente ao grau de licenciado; Detentores de um currículo científico ou profissional que seja considerado relevante pelo Conselho Científico da ESMAD.