Entrada > Ensino > CURSOS > pós-graduações > ESMAD > Especialização Pós-graduada em Argumento

Especialização Pós-graduada em Argumento

A Pós-Graduação em Argumento apresenta um currículo de especialização avançada em escrita para o ecrã, destinando-se a estudantes, criativos, ficcionistas e profissionais da indústria do cinema, televisão e novos média.  

Ao longo de dois semestres, cada estudante desenvolverá integralmente dois projetos individuais – de curta e longa duração - devidamente acompanhados pelos docentes orientadores. 

Privilegiando a forte componente prática, o curso propõe ainda um abrangente programa de seminários temáticos dedicados a diversas áreas da escrita criativa, promovendo o contacto com criativos, investigadores, produtores, romancistas e argumentistas. 

Entre as metas da especialização proposta, encontram-se: a familiarização com os diferentes géneros e formatos audiovisuais, de acordo com as tendências e solicitações do mercado; a experimentação avançada em escrita criativa segundo modelos de conceção e planeamento de narrativas audiovisuais para cinema, televisão ou novos media; o aprofundamento das técnicas de escrita criativa de acordo com as especificidades e objetivos de cada estudante; a articulação do trabalho de escrita de argumento com as restantes etapas de desenvolvimento dos projetos audiovisuais, nomeadamente o trabalho de realização e de edição; a preparação dos projetos para concursos (nacionais ou internacionais) e sessões de pitching.  

O curso decorre em horário pós-laboral, maioritariamente on-line, contando com uma semana intensiva de seminários presenciais no segundo semestre.

 

Pós-Laboral
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Projeto de Argumento I 1º Semestre 16.0
Seminário I 1º Semestre 14.0
Projeto de Argumento II 2º Semestre 20.0
Seminário II 2º Semestre 10.0
Argumentistas. Produtores de conteúdos. Profissionais da indústria cinematográfica, televisiva e multimédia. Agentes publicitários e editoriais. Carreira de investigação ou artística. 

Titulares do grau de licenciado; Titulares de licenciatura obtida em instituição estrangeira aderente ao processo de Bolonha; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da ESMAD como equivalente ao grau de licenciado; Detentores de um currículo científico ou profissional que seja considerado relevante pelo Conselho Científico da ESMAD.