Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ESMAE > Mestrado em Teatro - Área de Especialização em Encenação e Interpretação

Mestrado em Teatro - Área de Especialização em Encenação e Interpretação

No ano letivo 2017/2018 este Mestrado será designado Mestrado em Artes Cénicas, aguardando-se publicação em Diário da República.

O Mestrado em TEATRO contempla as seguintes especializações: ENCENAÇÃO/ INTERPRETAÇÃO; CENOGRAFIA; DIREÇÃO DE CENA E PRODUÇÃO; FIGURINO; LUZ; SOM e é dirigido a diplomados em teatro, em artes e a profissionais que, nas respetivas áreas ou especialidades, demonstrem possuir uma linguagem familiarizada com o teatro e com as artes cénicas. É uma formação que tem a duração de dois anos letivos (120 créditos).

O plano curricular, no primeiro semestre, oferece as seguintes unidades curriculares (UC): Dramaturgia, Estética e Teoria da Arte e Seminários com um enfoque teórico, ainda que sempre ligadas à prática teatral; Opcional, com diversas possibilidades de escolha; Pesquisa Teatral é uma UC onde os estudantes desenvolvem temas relacionados com o seu universo pessoal de interesses e referências conducentes à investigação teórica e/ou prática, a desenvolver no 2a ano; Projeto Teatral é uma UC completamente direcionada para a experiência teatral e relacional onde, através de propostas individuais, colectivas ou colaborativas se pretende que, de forma autónoma ou com um encenador convidado, a montagem de espetáculos, os quais se apresentam publicamente.

No 2o semestre, os estudantes, após frequentarem as UC Técnicas e Métodos de Investigação e Seminário estão aptos a desenvolver o seu Trabalho Final, nas modalidades de Dissertação ou de Projeto ou de Estágio, de forma autónoma, ainda que sempre acompanhados pelo orientador.

 

Diurno
N.º Despacho/Portaria: Despacho nº 12056/2011
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Estética e Teoria da Arte I 1º Semestre 3.00
Seminário I 1º Semestre 4.50
Projecto Teatral I 1º Semestre 10.00
Pesquisa Teatral I 1º Semestre 9.50
Dramaturgia I 1º Semestre 3.00
Opcionais 2º Semestre 3.00
Dramaturgia II 2º Semestre 3.00
Estética e Teoria da Arte II 2º Semestre 3.00
Projecto Teatral II 2º Semestre 10.00
Pesquisa Teatral II 2º Semestre 11.00
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Técnicas e Métodos de Investigação 1º Semestre 3.00
Seminário II 1º Semestre 3.00
Dissertação ou Projeto ou Estágio Anual 54.00
Neste mestrado desenvolvem-se aprofundadamente as competências de cada especialização e a sua interação com as demais, tendo em conta uma forte motivação para a predisposição criativa no âmbito do panorama artístico das artes cénicas. Desta forma e segundo a suas opções individuais os estudantes desenvolvem amplamente as linguagens que revelam uma sólida estrutura pro ssional enquanto Encenadores, Atores, Diretores de Cena e Produtores, Cenógrafos, Figurinistas, Iluminadores e Sonoplastas.

- Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata;

- Carta de motivação para a frequência do curso;

- Um exemplar do currículo profissional e académico do candidato;

- Comprovativo de não prescrição de inscrição no ensino superior, se aplicável;

- Prova prática e/ou Portfólio;

- Entrevista;

- Currículo Profissional, Académico e Científico;