Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ESMAD > Mestrado em Comunicação Audiovisual - Especialização em Fotografia e Cinema Documental (Misto)

Mestrado em Comunicação Audiovisual - Especialização em Fotografia e Cinema Documental (Misto)

O Mestrado em Comunicação Audiovisual tem duas especializações: Fotografia e Cinema Documental ou Produção e Realização Audiovisual.

O curso promove o desenvolvimento de competências ao nível da pesquisa, da conceptualização teórica, da criação artística e da prática de projeto e tem como objetivo formar profissionais com qualificação superior no âmbito da investigação em fotografia, cinema documental e de ficção, realização, produção, som, direção de fotografia e audiovisual.

No primeiro ano os estudantes trabalham questões teóricas relativas às metodologias de investigação e às práticas da fotografia e do cinema (ficção e documentário) na Residência Artística. No segundo ano desenvolvem um projeto autoral numa das seguintes áreas: fotografia, cinema documental ou cinema de ficção. Em alternativa, podem integrar um estágio profissional numa empresa ou instituição da área em estudo.

Este mestrado, privilegiando a interdisciplinaridade e a relação com o exterior, integra no seu plano curricular uma Residência Artística, o ciclo de fotografia, cinema e multimédia - Imagens do Real Imaginado - e diversas iniciativas externas. Acolhe participações de docentes, criativos, profissionais nas áreas técnicas, cineastas e fotógrafos, nacionais e internacionais. Tem protocolos com várias universidades e parcerias com as principais organizações culturais e artísticas: Curtas de Vila do Conde, Olhares Frontais de Viana do Castelo, DocLisboa, Instituto de Cinema e Audiovisuais, Centro Português de Fotografia, Universidade de Santiago de Compostela, South Wales University, Derby University e Centros de Investigação CCRE/FAUP, i2ADS/FBAUP, eCPR de Wales, entre outras.

 

misto
Acreditado por: Acreditado preliminarmente em
24/05/2017

Consultar relatórios em www.a3es.pt

213 - Áudio-visuais e produção dos media
N.º Despacho/Portaria: DESPACHO N.º 5941/2017
Data:
05/07/2017
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Seminário I Semestral 5.0
Políticas do Audiovisual Semestral 3.0
Contexto e Análise de Narrativas Semestral 15.0
Especialização Avançada Semestral 25.0
Estética Semestral 3.0
Métodos de Investigação em Comunicação Audiovisual Semestral 9.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Seminário II Anual 10.0
Dissertação/projeto/estágio Profissional Anual 50.0
  • > Fotografia, cinema e televisão (produtores, realizadores, fotógrafos, consultores e editores de imagem);
  • > Professores de audiovisual (fotografia, vídeo, cinema e som);
  • > Gabinetes de imagem;
  • > Investigadores.

– Titulares de Licenciatura organizada em 180 ECTS ou equivalente legal;

– Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

– Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico;

– Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;

– Titulares de Licenciatura Bietápica ou Licenciatura organizada em 300 ECTS ou equivalente legal.