Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ESMAD > Mestrado em Sistemas e Media Interativos (Pós-Laboral)

Mestrado em Sistemas e Media Interativos (Pós-Laboral)

O Mestrado em Sistemas e Media Interativos (MSMI) tem por objetivo proporcionar uma formação avançada, de especialização, nos domínios dos sistemas e media interativos, com particular enfoque na produção de animação e no desenvolvimento de sistemas em ambientes ubíquos. Deste modo serão exploradas as tecnologias interativas emergentes em contexto científico e artístico, promovendo abordagens inovadoras e criativas.

Pretende-se aprofundar os referenciais metodológicos e teóricos nas áreas de atuação, aliando uma forte componente tecnológica com uma elevada capacidade artística, no processo de conceção e de criação de produtos, experiências e sistemas com diversos graus de interatividade. A metodologia assenta numa filosofia multidisciplinar que estimula os cruzamentos entre diferentes áreas de conhecimento, promovendo o trabalho colaborativo e experimental.

Neste sentido, o Mestrado em Sistemas e Media Interativos pretende dotar os estudantes de conhecimentos e competências práticas que lhes permitam o domínio nas áreas de: Motion graphics e video mapping, Computação na nuvem, Web, Animação de personagens, Plataformas ubíquas, Animação performativa em tempo real, Videojogos, Computação física, Aplicações e instalações multimédia, Realidade virtual e aumentada.

Este curso privilegia parcerias com entidades externas, nomeadamente empresas tecnológicas e indústrias criativas, promovendo deste modo o acesso a um mercado de trabalho especializado, bem como potencia o seu enraizamento no meio cultural, artístico e empresarial da região.

 

Pós-Laboral
Acreditado por: 6 anos em
23/05/2017

Consultar relatórios em www.a3es.pt

N.º Despacho/Portaria: DESPACHO N.º 6186/2017
Data:
13/07/2017
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Imagem e Som Interativos 1º Semestre 6.00
Opção I - Plataformas Ubíquas 1º Semestre 6.00
Opção I - Animação de Personagens em Contextos Interativos 1º Semestre 6.00
Programação Criativa 1º Semestre 6.00
Desenho de Interfaces e Interação 1º Semestre 6.00
Motion Graphics e Video Mapping 1º Semestre 6.00
Opção II - Animação Perfomativa em Tempo Real 2º Semestre 6.00
Opção II - Computação na Nuvem 2º Semestre 6.00
Sistemas Sensíveis Ao Contexto 2º Semestre 6.00
Metodologias de Investigação Aplicada 2º Semestre 6.00
Narrativas Interativas 2º Semestre 6.00
Laboratórios de Ambientes Interativos 2º Semestre 6.00
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Seminários em Ambientes Multimedia 1º Semestre 6.00
Seminários em Ambientes Web 1º Semestre 6.00
Projeto/dissertação/estágio Anual 48.00
  • O Mestrado SMI proporciona um conjunto alargado de saídas profissionais nos domínios dos Sistemas e Media Interativos. Procura-se dotar os estudantes de uma formação profissional sólida para a conceção, projeto e realização de produtos, métodos ou serviços tendo como enfoque a interação. O diplomado terá competências para desempenhar funções em:
  • - Animação digital;
  • - Design de interação;
  • - Web design;
  • - Videojogos;
  • - Realidade virtual e aumentada;
  • - Video mapping;
  • - Motion graphics;
  • - Computação Ubíqua;
  • - Design de interfaces.

Titulares de Licenciatura organizada em 180 ECTS ou equivalente legal;

Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico;

Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;

Titulares de Licenciatura Bietápica ou Licenciatura organizada em 300 ECTS ou equivalente legal